Tarsila do Amaral

links patrocinados

Tarsila do Amaral

A pintora e também desenhista brasileira Tarsila do Amaral é uma das mais importantes artistas da história da arte no Brasil. Sua principal obra, o Abaporu, foi a grande influencia que deu iniciou ao movimento antropofágico das artes plásticas.

Biografia Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral nasceu na cidade de Capivari, em uma fazenda no estado de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Sua família era de uma tradicional família do interior do estado, já que seu avô era considerado um dos homens mais ricos devido as suas fazendas.

A jovem foi iniciada nos mundo das artes desde muito cedo devido a boa condição financeira da família. Quando criança, Tarsila teve uma mestre que veio especialmente da Bélica para lhe ensinar a escrever, bordar e também falar francês. A família era bastante erudita, a mãe, Lydia Dias de Aguiar do Amaral tocava piano, enquanto o pai, José Estanislau do Amaral Filho, passava as noite declamando poemas em francês para seus filhos.

Carreira Tarsila do Amaral

Tarsila começou a pintar em 1917, quando morava em Barcelona. Alguns anos depois, ela se mudou para Pais aonde frequentava uma das academia de artes mais importantes da época, a Julian. Lá ela passava seu tempo a desenhar modelos nus.

Quando voltou ao Brasil, em 1992, Tarsila começou a por em prática algumas tendências vanguardistas que ja tinha contato. No mesmo ano, antes do início do movimento modernista de 22, ela foi apresentada a Oswald de Andrade, Mário de Andrade e sua grande amiga Anita Malfatti. Juntos, eles integravam Grupo dos Cinco.

Após o movimento de 22, Tarsila regressou a Espanha aonde foi iniciada no movimento cubista. Após conhecer grandes nomes como Pablo Picasso e Fernand Léger, Tarsila passou a adotar o seu estilo de pintura inspirado no movimento.

Movimento Antropofágico

O grande reconhecimento de Tarsila do Amaral só veio em 1928, quando ela finalmente pintou o clássico Abaporu. A tela é uma das mais importantes do movimento antropofágico, já que em sua tradução, Abaporu significa “homem que come carne humana. O movimento fazia referencia a digestão do estrangeirismo nas artes, propondo então que o movimento artístico brasileiro ganhasse mais feições.

Melhores cursos de Artes Visuais do Brasil

Para você que decidiu fazer o curso de Artes Visuais para seguir uma carreira profissional nesse ramo, neste artigo, iremos informar para você os melhores cursos e tudo o que você precisa saber para ser um bom profissional na área das Artes Visuais. As melhores universidades que oferecem esse curso são: Unesp (SP), Uemg (MG), UFG (GO), UnB (DF), UFBA (BA), USP (SP), FAAP (SP), Unicamp (SP), UFSM (RS), UFRGS (RS), UFPel (RS), UFRJ (RJ), Embap (PR), Unama (AM) e UFMG (MG).

Umas das universidades mais conceituadas no ramo de Artes Visuais, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

O curso de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais oferece cinco habilitações para os seus alunos sendo elas: Pintura, Gravura, Escultura, Desenho e Artes Gráficas.

Melhores cursos de Artes Visuais do Brasil Artes Visuais-- Escolas no Brasil

Com duração prevista para no mínimo de 8 semestres e o máximo de 12 semestres, ou seja no mínimo 4 anos e o máximo de 6 anos. Caso o aluno queira realizar mais de uma habilitação, ele precisa terminar a primeira para poder fazer outra habilitação. Não é possível cursar mais de uma habilitação ao mesmo tempo. Contudo, não após o aluno concluir uma habilitação para cursar outra não será necessário realizar um novo vestibular, basta solicitar uma continuidade de estudos para a UFMG.

Universidades de Artes Visuais mais conceituadas no Brasil

Universidade Federal de Pelotas (UFPel) uma das universidades de Artes Visuais mais conceituadas do Brasil

A Universidade Federal de Pelotas oferece os cursos de Bacharelado em Artes Visuais e a Licenciatura em Artes Visuais. O curso de Bacharelado em Artes Visuais tem a duração de 4 anos, ou seja 8 semestres de curso, e tem por objetivo formar o profissional capaz de produzir, pesquisar, criticar e mediar o meio artístico-cultural, o curso possui apenas 40 vagas por ano. O curso de Licenciatura em Artes Visuais tem a duração de 4 anos, possui 55 vagas por ano, e tem por objetivo formar o profissional capaz de atuar na área artístico-pedagógica.

Artes Visuais- Embap

Embap a melhor universidade de Artes Visuais do Paraná

A Embap, é uma instituição especializada na área artística como música e belas artes, sendo a melhor universidade de Artes Visuais do Paraná. A Embap oferece Licenciatura em Artes Visuais com a duração do curso de 8 semestres.
Além dos cursos de graduação, a universidade oferta também cursos de pós-graduação.

Cursos de Artes Visuais no Brasil

Sobre o curso de Artes Visuais oferecido pela Universidade de Goiânia (UFG)

A Universidade de Goiânia (UFG) oferece os cursos de Bacharelado em Artes Visuais e a Licenciatura em Artes Visuais. Ambos tem a duração de 4 anos, sendo que o curso de Bacharelado é voltado para o a atuação do profissional no meio artístico e o curso de Licenciatura é voltado para o profissional que leciona no meio artístico.

Pesquisar
Artigos Relacionados