Tabela Fipe Motos Usadas

links patrocinados

Tabela FIPE Motos Usadas

Todo mundo sonha em ter um veículo próprio para não precisar mais depender do transporte público para se locomover pela cidade. Mas sabemos que ter o nosso próprio meio de transporte geralmente custa caro. Por isso, muita gente opta por começar comprando um veículo ou uma moto usada.

Aquelas pessoas que estão procurando uma moto para comprar já devem ter ouvido falar da tabela Fipe, uma tabela de preços médios na qual é possível consultar o valor de diversos modelos de motocicletas que são comercializadas em nosso país.

A tabela leva esse nome porque é feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas,mais conhecida como Fipe, uma organização que realiza diversos tipos de estudos e pesquisas em solo brasileiro e que é responsável pela pesquisa de preços de veículos que compõe a tabela de preços médio conhecida como Fipe.

Como consultar a tabela Fipe de motos

Para consultar a tabela Fipe, é muito fácil. É só você entrar na página do instituto na internet e em seguida procurar pelo link “Índices”, disponível na parte superior da página e depois em “Preço Médio de Veículos”, no menu disponível do lado esquerdo.

Uma nova página será aberta. Escolha a opção “Consulta de Motos” e preencha os campos com os dados necessários, como o ano de referência, código Fipe, se tiver, marca, modelo e ano modelo.

É importante lembrar que a tabela Fipe expressa o valor médio dos veículos que são efetivamente praticados no mercado nacional. Essa tabela é elaborada levando em consideração o preço dos veículos em várias regiões do país, com diferentes características como estado de conservação, cor, tipo de pintura, acessórios e opcionais, entre outros.

Assim como outros índices utilizados aqui no nosso país, a tabela da Fipe também pode ser usada em contratos. Mas para isso é preciso expressar os valores em reais (R$) e do mês/ano de referência.

Fipe e o IPVA

Para quem não sabe, a Fipe também é responsável pela pesquisa do preço médio de veículos em 24 estados brasileiros. É através dessa pesquisa que o Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva, o IPVA, é calculado.

Ao mesmo tempo em que os consumidores podem ter como base a avaliação da tabela FIPE, essa informação é apenas uma referência para aqueles que estão prestes a realizar alguma negociação pelos suas motos usadas. Isso quer dizer que o vendedor ou comprador não precisa seguir rigorosamente o valor estipulado pela tabela FIPE.

A partir do momento em que as duas partes tem conhecimento a respeito dos valores estipulados pela tabela FIPE, as duas partes tem condições de aumentar ou dimiuir o valor primeiramente estipulado a fim de fechar um novo negócio. Além disso, deve ser levado em consideração que a tabela FIPE não sabe dos detalhes de cada automóvel, como arranhões, amassados, entre outros pormenores.

Uma vez que a tabela FIPE está publicada para qualquer um ter conhecimento, a informação passa a ser um serviço público para que nenhum consumidor seja prejudicado pelos interesses particulares de uma das partes.

Além do site oficial do instituto responsável pelo levantamento da tabela FIPE, caso o internauta não lembre o endereço do site basta uma rápida busca na internet para encontrar outro endereço online que publique a tabela. Desse modo, para quem tem acesso à internet não há desculpas para não encontrar a informação com facilidade.

Pesquisar
Artigos Relacionados