Stock Car

links patrocinados

Stock Car

Stock Car

A Stock Car é um tipo de competição automobilística famosa em alguns países, principalmente Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia, Brasil e Argentina.

Caracteriza-se pelas pistas em formato oval, geralmente entre trezentos e novecentos quilômetros de distância de prova. Dependendo do tipo de corrida, os veículos podem chegar a trezentos e vinte quilômetros por hora de velocidade.

Inicialmente, um carro caracterizado como stock significava ser de corrida, embora não tenha sido alterado e construído para tal propósito – como é o caso dos de Fórmula Um, por exemplo. Atualmente, entretanto, os carros da Stock Car podem até lembrar no design um veículo comum (principalmente os sedans), mas são sim alterados para o melhor desempenho possível na corrida, o que fica óbvio de se perceber ao ver que os veículos alcançam mais de 300 km/h. Além disso, existem várias técnicas utilizadas para a competição, como o bloqueio, bater no pára choque traseiro, freiar para fazer com que o piloto desatento bata o carro, entre outras.

A principal associação que organiza os eventos de competição é a NASCAR (National Assosciation for Stock Car Auto Racing), que é norte americana e existe desde 1948. A NASCAR é responsável por três divisões nacionais principais: Sprint Cup Series, Nationwide Series e a Camping World Truck Series (limitada aos modelos caminhonetes pick ups). As marcas mais envolvidas nas fabricações de motores para essas provas são: Chevrolet, Ford, Pontiac, Buick, Dodge, Plymouth e Toyota.

Histórico

Nos anos 20, americanos que gostavam de carros frequentemente trocavam histórias sobre fugir da polícia e a adrenalina envolvida nessa fuga. Aos poucos, competições informais (devido à proibição de rachas) começaram a acontecer nas cidades, embora a principal dificuldade envolvia as regras e os tipos de pistas indicadas para determinados carros. Nos anos 30, tentou-se criar regulamentos para essas competições, mas elas continuavam na clandestinidade. Foi então que no final dos anos 40, Bill France promoveu uma reunião para instituir o que viria a ser a NASCAR, regularizando as corridas com as autoridades e criando espaços destinados exclusivamente para as competições.

Naquela época, as regras deixavam claras as exigências de que todo o carro competitivo deveria ser montado com peças encontradas em lojas populares e o modelo tinha de ter mais de quinhentas unidades vendidas.

As corridas da NASCAR, portanto, ficaram populares justamente pelo fato dos veículos poderem ser montados por qualquer pessoa que gostasse de carros, já que as peças deveriam ser acessíveis. Nos anos 60, a Stock Car passou pelos seus anos dourados, com uma divulgação imensa das marcas que forneciam os motores para os veículos competidores (e usavam vitórias como publicidade). Nesse período, os fãs acompanhavam o lançamento e produção de todo o tipo de tecnologia que melhoraria a performance de seus corredores favoritos, sendo que as principais marcas eram a Dodge, Plymouth, Ford, Chrysler e Chevrolet.

Stock Car no Brasil

O campeonato brasileiro de Stock Car surge em 1979, sendo que atualmente conta com três modalidades: Copa V8, Copa Montana e o Mini Challenge. Alguns dos modelos de carros para competição desde os anos 2000 são: o Chevrolet Astra, Chevrolet Vectra, o Volkswagen Bora, o Peugeot 307 e o 408. Os modelos mais antigos incluem o Chevrolet Opala e o Mitsubishi Lancer.

Fotos

Confira Fotos da Stock Car:

Stock CarStock Car
Carros da competiçãoCarros da competição
Pista da Stock CarPista da Stock Car

Pesquisar
Artigos Relacionados