Solstício de Inverno

links patrocinados

Solstício de Inverno

Solstício de Inverno

Sobre o Solstício de Inverno

As estações do ano pelas quais passamos são divididas em quatro: primavera, verão, outono e inverno. Cada transição para uma estação diferente tem um nome próprio e uma característica que faz com que aquele dia seja diferente dos outros. No caso da mudança que leva do verão ao inverno, a data é conhecida como Solstício de Inverno.

Diferenças entre regiões

No Brasil, a data ocorre com a mudança do dia 20 de junho para o 21. Como as estações são diferentes nos hemisférios Norte e Sul, o Solstício de Inverno do nosso país é diferente daquele que ocorre nos países do outro hemisfério.

Por ser o solstício referente ao inverno, esse momento marca o verdadeiro início da estação mais fria do ano. Apesar de em algumas regiões do nosso país já parecer que o inverno começou há muito tempo, em outras é só agora que vai começar a dar uma esfriada de verdade.

Outra característica que define a diferença do solstício para todos os outros dias do ano é que este é considerado o mais curto. Assim, ele nasce mais cedo e se põe mais tarde. Isso acontece porque é quando o Sol fica em uma posição angular mais distante em relação ao plano que atinge a linha do equador.

Para aqueles que forem viajar a algum país do hemisfério norte, o início do inverno que atinge os moradores daquela região do planeta se dá no dia 21 de dezembro. Portanto, a distinção entre estações acontece exatamente nos períodos mais intensos, pois aqui seria o nosso verão.

Homenagem virtual

Como uma maneira de lembrar e informar a todos que não sabem necessariamente quando começa uma nova estação, o site de buscas Google publicou na sua logomarca uma ilustração feita por Takashi Murakami. O desenho mostra dois bonecos no meio de figuras que representam os flocos de neve e a logo escrita como se fosse gelo.

A Google já deixou uma marca própria nesse quesito de ilustrações diferentes para datas especiais. Os desenhos ficaram conhecidos como Doodles, e cada vez mais surpreendem os usuários do sistema de buscas. Agora, com o início oficial do inverno, resta usar a internet debaixo de muitas cobertas.

 

 

Solstício de Inverno 2012

Solstício de Inverno 2012

Fenômeno astronômico que marca o início do inverno no planeta, o solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular com relação ao plano que passa pela Linha do Equador. Ele foi um fenômeno bastante cultuado por alguns povos antigos, como os chineses, romanos e europeus pré-cristãos.

Na realidade, o solstício ocorre duas vezes ao ano: uma em junho e outra em dezembro, e marca a entrada de duas estações, que são o verão e o inverno. A definição da estação depende da posição em que o país está posicionado no globo – quando começa o inverno no Hemisfério Sul (no Brasil, por exemplo) em junho, está começando o verão no Hemisfério Norte (Estados Unidos), e vice-versa.

Quando acontece

As datas dos solstícios ocorrem normalmente nos dias 21 de junho e 21 de dezembro, mas pode variar de acordo com algumas características de cada ano – já que o processo de translação da Terra não possui um número exato de dias (na realidade, são 365 dias e 6 horas, mas considera-se somente os dias completos. A cada 4 anos somam-se as horas pendentes, e acontece o que se chama de ano bissexto, com 366 dias).

Mesmo 2012 sendo bissexto, o solstício de inverno no Brasil está marcado para o dia 21 de junho, e do Hemisfério Norte em 21 de dezembro. Este último é recheado de previsões astrológicas e astronômicas interessantes, e é neste dia que alguns prevêm o surgimento de uma Nova Era na Terra.

Fim do Mundo

O que acontece no dia 21 de dezembro de 2012, é que ocorrerá um alinhamento do Sol, da Terra e do Centro da Via Láctea, e para muitos astrólogos isso marca o fim de uma era. Esse fenômeno acontece apenas a cada 26.000 anos, e coincide com o fim do calendário Maia.

Por conta desse monte de coincidências (ou indícios), muita gente acredita que o mundo irá acabar nesta data. Para os Maias, o centro da galáxia é o útero cósmico, que significa morte, transformação, regeneração e renascimento, e o Sol estando alinhado nesta posição significa que mudanças profundas acontecerão.

Se o mundo irá acabar de fato ou não, só saberemos quando a hora chegar. Mas é importante continuar fazendo planos e levar uma vida tranquila, sem desespero. Afinal é apenas uma profecia, e a ciência não tem nenhum tipo de pesquisa que comprove uma mudança drástica nos astros nesta data.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados