Sintegra 2011
Sintegra 2011
Sobre o Sintegra 2011
O Sintegra 2011 (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) é um conjunto de procedimentos administrativos e de sistemas computacionais que está sendo implantado em todo o Brasil para facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes às Secretarias da Fazenda de cada Estado.
O Sintegra também permitirá uma maior precisão no fluxo de dados nas administrações tributárias estaduais. Para os contribuintes, haverá uma simplificação e homogeneização das informações que devem ser fornecidas com relação às operações de compra, venda e prestação de serviços.
O Sintegra foi planejado e administrado por um Grupo Gestor, constituído pelo convênio ICMS 78/97 e vem sendo implementado desde 2000.
Principais Objetivos do Sintegra 2011
Os principais objetivos do Sintegra são deixar mais fácil aos contribuintes o repasse das informações pedidas e resguardar o sigilo fiscal, resguardar os princípios constitucionais do federalismo.
Todos os pagadores de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que emitem documentos fiscais ou escrituram livros fiscais utilizando sistemas eletrônicos de processamento de dados (mesmo quando através de escritório de contabilidade, etc) estão obrigados a enviar as informações para o Sintegra.
As principais metas fixadas na elaboração dos procedimentos foram a informatização da relação entre os contribuintes e o fisco, a verificação e o acompanhamento das operações realizadas por contribuintes de ICMS, a apuração de comportamentos anômalos e também a criação de uma forma prática e segura de disponibilizar informações à fiscalização.
Para mais informações basta acessar o site oficial do Sintegra, no qual há arquivos para download, além de informações mais detalhadas do sistema. Informações adicionais também podem ser obtidas pelo telefone 0800-170110 (ligação gratuita).
Sintegra 2012
O Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadoria e Serviços, mais conhecido através da sigla Sintegra, é um reconhecido e bem conceituado sistema que foi implantado no nosso país e que faz o maior sucesso. Esse sistema permite que ocorra um compartilhamento de diversas informações sobre diferentes dados que estão relacionados à compra, à venda e ao uso de serviços.
O Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadoria e Serviços possui a responsabilidade de armazenar de forma organizada e responsável todos os tipos de dados e informações dos contribuintes e das empresas de ICMS. Todas essas informações percorrem um caminho já foi pré-determinado: primeiramente elas são repassadas aos fiscos de cada estado e, em seguida, elas chegam à Receita Federal.
Objetivos Sintegra
O objetivo principal do Sintegra é fazer com que a transmissão desses dados e dessas informações seja operacionalizada e, dessa forma, todo o processo seja otimizado. A agilidade decorrente do trabalho realizado pela Sintegra contribui de forma significativa para a transparência de todos os serviços prestados e todas as informações que são disponibilizadas.
Sobre o Sintegra 2012 no Brasil
Todos os estados que compõem a nação brasileira possuem um sistema próprio disponível e operado pelo Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadoria e Serviços.
Para todos os cidadãos do Brasil que precisam repassar os seus dados de compra e de venda de serviços, o Sintegra ainda possui na internet um site através do qual eles podem acessar e realizar os seus cadastros. Em seguida, o próximo passo também é bem simples – basta que os cidadãos preencham os formulários e comecem a transmitir todos os dados que são requisitados.
Além disso, a digitalização de todos os dados e de todas as informações dos contribuintes colabora para que o compartilhamento de arquivos e a integração deles no sistema contábil e tributário do nosso país seja muito mais prático e agilize todos os processos dessa área.
Criação
O Sintegra começou a ser implantado no nosso país no ano de 1997. Depois da sua aprovação e a partir do momento em que passou a operar no território brasileiro, o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadoria e Serviços passou por diversos tipos de mudanças e melhorias. Dessa forma, desde o início da sua implantação no Brasil, o Sintegra vem melhorando o seu sistema e hoje em dia funciona de maneira plena e ágil na troca das informações e dos dados tributários.
Há dois anos, em 2010, os contribuintes do nosso país também passaram a contar com os serviços do Sintegra disponibilizados na web. Dessa forma, além de todos os resultados positivos que o Sintegra já oferecia para o Brasil, com o site esse sistema passou a otimizar ainda mais o fluxo de dados.
Fotos
Confira Fotos do Sintegra 2012: