Simulador de vôo

links patrocinados

Simulador de vôo

Simulador de voo

Tornando-se um piloto de avião

Quem tem interesse em pilotar um avião precisa percorrer um longo caminho, que pode ser o dos aeroclubes ou dos cursos superiores na área. Como qualquer uma das opções costuma ser bastante cara, nem todos aqueles que sonham com a carreira conseguem alcançar o sonho de se tornarem pilotos de avião.

Nos aeroclubes, o ensinamento é mais restrito ao que acontece durante o voo. Na graduação, oferecida em diversas universidades pelo país, o estudante tem noções de física, meterologia, navegação e regulamento de tráfego aéreo, sendo que quem frequenta o curso pode optar por trabalhar na área administrativa da aviação civil.

Depois que se conclui o curso, seja no aeroclube ou na universidade, que inclui também muitas horas de voo, o estudante é submetido a uma série de exames físicos e mentais, realizados no Hospital da Aeronáutica, e recebe o brevê.

Simulador de voo: saiba mais

Treinamento no Simulador de voo

Para se tornar um piloto de avião é necessário estar preparado para enfrentar todo o tipo de situação crítica, desde uma pressurização de ar até uma pane no sistema. Durante as horas de voo nos aeroclubes ou na universidade o estudante não tem a chance de confrontar tais situações e é aí que entram os simuladores de voo, capazes de criar, com grande realismo, situações de pane no ar.

Equipados com dispositivos hidráulicos e elétricos, os simuladores de voo conseguem recriar todo o ambiente de uma aeronave e permitem que os futuros pilotos enfrentem, teoricamente, situações de risco sem que para isto arrisquem suas vidas ou se desgastem. Os simuladores também são bastante úteis em reduzir custos com manutenção e reciclagem de pilotos.

Situacoes no Simulador de voo

Quem também se beneficia dos simuladores de voo são os outros profissionais envolvidos em uma viagem aérea, como aeromoças.

Os simuladores de voo não são apenas utilizados por futuros pilotos e tripulantes para adquirir mais experiência. Após um grave acidente aéreo, muitas vezes estes equipamentos auxiliam as autoridades a identificarem as causas da tragédia.

Tipos de simuladores de voo

Voo Simulador

Chamados originalmente de Flight Simulator Training Devices (FSTD), os simuladores de voo são divididos em cinco categorias, entre as quais PCATD, BATD, AATD, FTD e FFS.

Os simuladores do tipo PCATD representam aviões genéricos, sendo usados para contabilizar horas de treinamento de voo por instrumento, assim como os BATD e AATD.

O simulador FTD pode ser dividido em quatro níveis, sendo o de número sete o mais avançado entre eles. O equipamento pode ser usado tanto para recriar uma aeronave genérica como para auxiliar o piloto a obter uma habilitação específica. Por fim, os simuladores enquadrados na categoria FFS são os mais modernos e avançados existentes, permitindo experimentar situações críticas com enorme realismo.

Simuladores de voo online

Quem sonha com a carreira da aviação civil pode se divertir enquanto aprende ao utilizar os simuladores de voo disponíveis nos jogos online. Presentes em games dos mais variados tipos, os simuladores dos jogos não recriam nem de longe as situações vividas pelos pilotos, mas podem aproximar os fãs desta área tão admirada.

Baixar Simulador de voo Jogar no Simulador de voo

Pesquisar
Artigos Relacionados