Simepar Paraná

Simepar Paraná

Simepar Paraná

O Instituto Tecnológico Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná)é o responsável por fazer as análises meteorológicas no estado do paraná. Ele é mantido através de uma parceria entre a Secretaria de estado de Ciência, Tecnologias e Ensino Superior, a Copel (empresa responsável pela distribuição de energia no estado) e também a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Graças aos serviços oferecidos pelo Simepar, todos os moradores do estado paranaense e também turistas e viajantes podem conferir uma previsão do tempo de qualidade para as principais cidades do estado. com isso, é possível se prevenir em casos de dias muito quentes, frios e também tempestades ou geadas.

O Simepar atua através de um empreendimento inovador que busca aliar as novas tecnologias para oferecer um serviço de informações melhor a sociedade. Desta forma, o Simepar está sempre desenvolvimento pesquisas tecnológicas e científicas para a capacitação profissional da sua equipe.

O Instituto atua através de coordenadorias, sendo que cada uma delas é responsável por alguns aspecto, como a execução de atividades relacionadas a previsão do tempo e laudos meteorológicos, de integração e projetos nas áreas de trabalho, entre outros.

Tempo e Clima Simepar Paraná

Com o Simepar, os paranaenses conseguem conferir as condições do clima e do tempo nas principais cidades do estado. São atendidos os municípios de Paranaguá, Curitiba ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Francisco Beltrão, União da Vitória, Rio Negro, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí.

É possível ter acesso a informações do tempo, como temperaturas mínimas e máximas diárias e também do clima, como chuvas, neblinas, entre outros. O monitoramento é realizado através de satélites e radares instalados em estacoes meteorológicas do estado.

O Simepar ainda conta com serviço de condições atuais que está localizado na sua página inicial. É possível checar a temperatura, velocidade do vendo, umidade relativa do ar e milímetros de chuva de cada uma das cidades atendidas em tempo real.

Simepar

Simepar

Sobre o Instituto Tecnológico Simepar

O Instituto Tecnológico Simepar, cuja sigla é Sistema Meteorológico do Paraná, é um instituto que possui vínculo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná. O Simepar tem a função de monitorar e prever as condições meteorológicas para todo o estado do Paraná.

O Simepar foi instituído em no mês de março de 1993 e tem sede instalada na capital do Paraná, em Curitiba, junto ao campus politécnico da Universidade Federal do Paraná. Tem várias estações meteorológicas em diversas regiões do estado e tem também instalado próximo a Ponta Grossa, mais precisamente no município de Teixeira Soares, um radar Doppler. O Simepar possui uma página na internet onde divulga informações sobre a meteorologia do estado do Paraná.

Durante os primeiros sete nos do Simepar, o Instituto Tecnológico tinha um convênio com a COPEL e com o Instituto Agronômico do Paraná, o IAPAR, além da interveniência da Universidade Federal do Paraná, a UFPR.

Após o processo de reestruturação do setor de fornecimento de energia, no dia 25 de maio de 2000, todas as atividades desenvolvidas pelo Sistema Meteorológico do Paraná passaram a ser responsabilidade do Instituto Tecnológico Simepar, que passou a complementar o Serviço Social Autônomo Paraná Tecnologia. O Instituto Tecnológico Simepar tem como finalidade informar a sociedade sobre os acontecimentos de natureza meteorologia, hidrológica e ambiental. Também visa desenvolver e executar diversos projetos sobre pesquisa científica e tecnológica, bem como desenvolver a formação e capacitação profissional.

Formação do Simepar

O Instituto Tecnológico Simepar possui uma equipe qualificada combinada com um modelo de gestão empresarial moderno e com orientação para a qualidade visando sempre a responsabilidade social. O Simepar conta com uma estrutura organizacional formada por um Conselho de Gestão, Diretoria Executiva e cinco Coordenadorias Técnicas, entre elas: Monitoramento e Previsão, Integração Tecnológica, Administração, Informática e Infra-estrutura.

Página do Simepar na internet

No site do Simepar é possível colher diversas informações sobre o clima nas cidades paranaenses. Há também outras informações disponíveis, como por exemplo sobre as fases da lua e informações sobre o monitoramento do tempo que mostra as regiões através de satélite, radar. Uma informação bastante interessante e curiosa que o site do Simepar veicula é sobre o horário exato de nascer e pôr do sol em cada cidade paranaense. As informações sobre as estações do ano também são transmitidas pela página do Simepar na internet.

Para ter acesso às informações de previsão do tempo, basta acessar o site do Simepar e escolher a cidade desejada. O site informa sobre a previsão do tempo para os cinco dias que sucedem o dia da busca e exibe informações sobre a intensidade e velocidade do vento e a visibilidade. Para informações mais detalhadas, é só clicar no link “clima” que o site do Simepar exibe dados sobre a chuva média mensal nas regiões do estado do Paraná, bem como a temperatura mínima média e máxima média.

Atendimento Simepar

Na página do Simepar na internet também é possível solicitar laudos técnicos mais detalhados bem como informações sobre previsão do tempo e meteorologia em geral. Para isso é necessário preencher alguns dados pessoais como nome, e-mail e o assunto.

Fotos

Confira Fotos do Simepar:

Simepar Simepar Simepar Simepar

GD Star Rating
loading...
Simepar Paraná, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados