Silk Screen

Silk Screen

Silk Screen

Silk screen, também conhecida como serigrafia, é uma técnica de impressão milenar em que a tinta é vazada por meio de uma tela própria, preparada especialmente para o processo. A tinta é transferida para a tela, também chamada de matriz, por meio da pressão que se faz com um rodo ou um puxador.

A tela usada para a técnica de silk screen pode ser feita com seda, poliéster ou nylon e a estrutura que permite que ela fique esticada pode ser de alumínio, aço ou madeira.

Os profissionais que empregam esta técnica para estampar paredes, roupas ou peças publicitárias fazem uso da fotossensibilidade, na qual a matriz recebe uma emulsão fotosensível e é colocada sobre um fotolito. Este conjunto é então disposto sobre uma mesa de luz, sendo que os pontos escuros do fotolito são aqueles que ficarão vazados, garantindo que a tinta passe pelo local. Já os pontos claros do fotolito são impermeabilizados através do endurecimento da emulsão fotosensível.

Aplicações da silk screen

Novo Silk Screen

A técnica de silk screen é amplamente utilizada na indústria da moda, sendo escolhida para estampar camisetas e outras vestimentas, garantindo a elas um visual moderno e irreverente.

A também chamada serigrafia pode ser realizada de maneira manual ou com o auxílio de máquinas, sendo que a forma manual garante que o trabalho fique mais artesanal.

Existem diversas técnicas de silk screen, sendo as mais comuns as em relevo, também conhecidas como emborrachada, e foil, puff, craquelê, flocagem e refletivo.

Curso de silk screen

Como funciona Silk Screen

Quem deseja ganhar uma grana extra ou mesmo desenvolver um hobby pode aprender a técnica do silk screen em cursos práticos. Em São Paulo, diversas instituições ensinam aos alunos esta técnica, sendo que muitos cursos contam com aulas teóricas e práticas.

Nas aulas teóricas os alunos aprendem de que forma a técnica pode ser utilizada, como ela é feita e também quais os materiais necessários. Já nas aulas práticas o aluno coloca a mão na massa e realiza todas as etapas da serigrafia, incluindo impressão do fotolito, montagem da tela e impressão da estampa em diferentes materiais.

Silk screen em casa

Silk Screen em chinelos

Não é uma regra, mas a grande maioria dos cursos que ensinam a técnica do silk screen são caros, muito por conta dos diversos materiais utilizados durante o processo. Assim sendo, muitas pessoas não têm condições de frequentá-lo. Quem não tem dinheiro para aprender a técnica em um curso, porém, também pode criar suas próprias estampas em casa, de uma maneira mais artesanal, mas igualmente eficiente.

Para isto, basta separar uma moldura de madeira do tamanho da superfície que receberá a estampa e esticar sobre ela um pedaço de seda ou poliéster. Acima do tecido deve ser colocada uma folha fina de plástico com pequenos buracos. Para aplicar a imagem é preciso cobrir a tela com uma tinta grossa com o auxílio de uma esponja. Para garantir que a imagem fique com a melhor qualidade possível, recomenda-se adquirir um revestimento plástico sensível à luz ultravioleta, que define com precisão os pontos a serem marcados pela tinta.

Tecnicas de Silk Screen Molduras para Silk Screen

GD Star Rating
loading...
Silk Screen, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados