Shiatsu

links patrocinados

Shiatsu

Shiatsu

O Shiatsu é um método alternativo de massagens corporais que tem como objetivo melhorar diversos problemas de saúde, como problemas nos rins, com evacuação, depressão, baixa auto-estima e até mesmo queimação no estômago.

O método terapêutico foi desenvolvido no Japão por volta do ano de 1868, no final da era Meiji. Mesmo criado por japoneses, o Shiatsu tem como base a teoria chinesa dos meridianos corporais. A técnica tem como base a massagem a partir da pressão dos dedos e de outras partes do corpo nos locais adequados para cada problema. O Shiatsu é bem semelhante com outra técnica terapêutica alternativa japonesa, o Do-in. Em japonês, Shiatsu significa pressão (atsu) com os dedos (shi).

Princípios do Shiatsu

A teoria dos meridianos, da medicina chinesa, acredita que o fluxo da energia vital de cada pessoa (o Ki em japonês ou o Chi em chinês) é transmitido através de canais dentro do nosso corpo. Esses canais é que são denominados como meridianos.
Entretanto, por algum distúrbio com o nosso corpo, os canais com o fluxo de energia podem ser interrompidos em alguns pontos e isso faz com que a energia fique acumulada gerando um excesso de Ki (conhecido como Jitsu). Os pontos nos qual a energia fica acumula são conhecidos como tsubô e os locais onde a energia deixa de circular, já que ela ficou acumulada em um ponto anterior, são chamadas de Kyo.

Portanto, o Shiatsu tem como princípio pressionar os tsubô com os dedos para que a energia volte a circular normalmente pelo corpo, já que nos pontos onde ela se acumula o nosso corpo ficam bem tensos e doloridos. Por outro lado, os meridianos que apresentam falta de energia (Kyo) ficam indolores e quando são tocados causam uma sensação agradável. Com isso, o Shiatsu trabalha para manter o equilíbrio entre os meridianos com excesso e falta de energia para normalizar o Ki pelo corpo todo.

Meridianos do Shiatsu

A partir da teoria chinesa dos meridianos corporais, o fluxo de energia percorre todo o nosso corpo, da cabeça até os pés, de maneira circular. Essa atribuição aos canais é a mesma que se dá às nossas veias, que levam o sangue uniformemente para todo o corpo.
Durante o percurso dos canais de energia existem locais pré-estabelecidos que são os meridianos. Ao todo, são 12 meridianos no nosso corpo simetricamente dos dois lados, conhecidos como pares, além de dois meridianos ímpares, que estão em pontos únicos, conhecidos como artérias.

Cada um dos meridianos está associado a características emocionais, psicológicas e orgânicas do nosso corpo. Os doze meridianos são: coração; fígado; rins; estômago; triplo aquecedor (sistema linfático); mestre do coração (circulação, sexo e pericárdio); pulmões; intestino delgado; intestino fino e grosso; pâncreas e baço; bexiga e vesícula biliar. Já as duas artérias ímpares são o vaso-concepção, responsável pela parte anterior do corpo; e o vaso-governador, na parte posterior.

Fotos

Confira Fotos da Shiatsu:

ShiatsuShiatsu
O Shiatsu tem como base a teoria chinesa dos meridianos corporaisO Shiatsu tem como base a teoria chinesa dos meridianos corporais
O Shiatsu faz parte da terapia holísticaO Shiatsu faz parte da terapia holística

Pesquisar
Artigos Relacionados