Servidor GDF

links patrocinados

Servidor GDF

Servidor GDF

Sobre o Servidor GDF

O servidor público, ao passar no concurso e começar a trabalhar para os órgãos do governo, muitas vezes se informa pouco sobre seus deveres e direitos. Informações que são de extrema importância para a execução de um trabalho eficaz e também para as exigências de seus direitos. Pensando nisso, é que o Governo do Distrito Federal desenvolveu a cartilha do Servidor. Algumas informações importantes sobre e para os servidores do GDF seguem abaixo. A cartilha completa está disponível no Portal do Servidor do GDF.

Como ingressar

Para ingressar no serviço público o interessado deve prestar um concurso público de provas ou de provas e títulos. As chamadas são feiras conforme a classificação nesta prova, obedecendo ao prazo de validade do concurso (dois anos, podendo ser prorrogado). Ao ser nomeado, é livre a escolha de aceitar ou não, ao aceitar a dedicação ao serviço público é de regime integral. O designado tem até 25 dias para se apresentar.

Ao entrar em exercício, o servidor ficará em estágio probatório por um período de 36 meses, durante o qual a aptidão e capacidade serão objeto de avaliação observados os seguintes fatores: freqüência, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. Quatro meses antes de terminar o estágio probatório, o servidor será avaliado e ao ser aprovado, passa a ser considerado estável no serviço público.

É de responsabilidade da Escola de Gestão Pública do Distrito Federal a implementação de políticas visando a permanente qualificação e atualização de servidores para o desempenho de suas atividades. É a Secretaria de Gestão Administrativa que estabelece os programas de capacitação que assegurem o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos servidores em nível pessoal, funcional e profissional, englobando cursos, fóruns de debates e programas específicos, dentre outros.

Os órgãos do governo funcionam das 08:00 horas às 19:00 horas, sendo que o servidor deve trabalhar seis horas diárias totalizando 30 horas semanais. Porém, para médicos, por exemplo, a jornada é de 20 horas semanais e aqueles que trabalham em dedicação exclusiva devem trabalhar 40 horas semanais. Estudantes também podem praticar um horário especial, respeitando a carga horária semanal.

Entre os direitos do servidor do GDF estão um período de descanso remunerado, com duração de 30 dias, que pode ser acumulado em dois períodos. São 12 meses de trabalho, para trinta dias de férias. O servidor pode receber também o auxílio natalidade, transporte e alimentação e assistência pré-escolar.

Já os deveres do servidor são exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; ser leal às instituições a que servir; observar as normas legais e regulamentares; cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo; zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público; guardar sigilo sobre assunto da repartição; manter conduta compatível com a moralidade administrativa; ser assíduo e pontual ao serviço; tratar com urbanidade as pessoas; e representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

Pesquisar
Artigos Relacionados