Serasa SPC

Serasa SPC

Serasa SPC

Dívidas e concessão de crédito

Quando alguém fica endividado, duas palavras que logo vêm a cabeça são SPC e Serasa. Estas duas empresas concentram dados dos consumidores, auxiliando as empresas a tomarem decisões sobre a concessão de crédito.

De forma simplificada, quando uma pessoa se dirige até uma concessionária para realizar um financiamento ou vai até uma loja de departamento para fazer um crediário, as empresas, antes de autorizarem a transação, verificam se o indivíduo é um bom pagador e se não está com o “nome sujo”, ou seja, se o seu nome não consta na lista de inadimplentes destas empresas.

Uma pessoa pode ficar com o nome sujo caso deixe de pagar uma dívida assumida, emita um cheque sem fundos e este for devolvido duas vezes pelo banco ou fique em pendência com o governo por conta do não pagamento de impostos.

Consulta Serasa SPC

As dívidas prescrevem em cinco anos, sendo que após este período o nome da pessoa não pode mais constar na lista do SPC e da Serasa. Se a dívida ainda não tiver sido paga após este período, o credor pode realizar a cobrança por carta ou telefone. Quando a pessoa quita a dívida diretamente com o credor, é de responsabilidade deste solicitar a retirada do nome do então devedor dos cadastros do SPC e Serasa.

Sobre o SPC

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um serviço que concentra informações financeiras de consumidores para auxiliar as empresas na hora de conceder crédito. O SPC foi criado na década de cinquenta e todas as informações referentes aos consumidores ficam disponíveis em um banco de dados online que pode ser acessado por lojistas.

SPC

Sobre a Serasa

A Serasa Experian atua de forma semelhante ao SPC, porém, também presta serviços em âmbito internacional por conta de acordos com empresas estrangeiras e oferece soluções adicionais.

A empresa foi criada em 1968 a pedido da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), de modo que fosse criado um cadastro único para que decisões bancárias pudessem ser tomadas rapidamente e houvesse um efetivo controle do sistema financeiro.

Além de informações sobre crédito, a Serasa se destaca na produção de indicadores econômicos, que são tidos como referência por indústrias, estabelecimentos comerciais e pelo setor de negócios.

Serasa SPC na internet

Informações ao consumidor

Não são apenas as empresas que podem consultar informações dos consumidores nos sites do SPC e Serasa. Os cidadãos também podem consultar a situação de seus nomes nestes portais e até dar um jeito nas dívidas.

No site do SPC, o consumidor pode autorizar a inclusão do seu nome no Cadastro Positivo, garantindo então juros mais baixos na hora de realizar financiamentos por passar a figurar na lista de bons pagadores. Clicando em Consultar Correspondência, o cidadão pode conferir se seu nome está sujo ao informar o número de seu CPF. O site do Serviço de Proteção ao Crédito também oferece informações para aqueles que querem limpar seus nomes.

Já no site da Serasa Experian, o consumidor pode consultar seu CPF e verificar se está com o nome sujo, se alguma empresa consultou seu nome ou se alguma pessoa contraiu alguma dívida em seu nome.

Serasa 2013 Site do SPC

GD Star Rating
loading...
Serasa SPC, Nota: 4.5 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


3 comentários em "Serasa SPC"

  1. jose jailson de araujoajo 09/06/2009 às 13:01

    é verdade que depois de 5 anos o nome do devedor sai da lista negra do spc e serasa?

  2. adriana da silva 09/06/2009 às 10:35

    Quero saber a quantos anos meu nome esta no spc

  3. alba valéria souza da silva 06/06/2009 às 21:25

    queroi saber se estou no spc.obrigado