SENASP

links patrocinados

SENASP

SENASP

A Secretaria Nacional de Segurança Pública é um órgão do governo federal responsável por organizar e fiscalizar diferentes questões relacionadas ao ambiente e como os cidadãos se sentem ao utilizar áreas públicas (como andar nas ruas, por exemplo). A Senasp é responsável em a implementar planejamentos e planos de diferentes setores para melhorar a prevenção e o controle da violência, bem como da criminalidade no pais, fazendo com que os cidadãos possuam maior segurança social em todos os aspectos de sua vida.

Além disso, promover a união entre os órgão de segurança pública, bem como de planos governamentais e não governamentais no sentido de se juntarem para uma ação mais efetiva. Estudos e dados sobre a segurança também devem ser responsabilidade da Senasp, que precisa relatar quais as situações de criminalidade (assaltos, furtos, estupros, assassinatos, etc.) em regiões específicas do país, bem como do Brasil como um todo. Deve também apoiar todo e qualquer governo (municipal, estadual federal), em ações contrárias à gangues e organizações criminosas que prejudicam o desenvolvimento e corrompem crianças e afins, tirando esses indivíduos da escola e do lazer, inserindo-os no mundo das armas ou da prostituição, por exemplo.

Algumas das ações que dependem do Senasp incluem a prevenção e a prisão por causa de drogas, prevenção quanto a violência, dicas para proteção pessoal, combate ao desarmamento e até mesmo relação com os direitos humanos. No site do Ministério da Justiça, na secretaria de segurança pública, também é possível retirar o certificado de antecedentes criminais online. Para maiores informações sobre o certificado, bem como outros dados sobre a situação pública da criminalidade, basta acessar o site oficial e buscar as seções específicas que você está procurando – tudo deve ser divulgado lá, pois esses dados são de interesse público.

Mais informações

A Secretaria também oferece cursos a distância que promovem a cidadania, como é o caso do Pronasci. A ideia é que pessoas envolvidas com a segurança pública (como policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários, por exemplo), ganhem mais consciência sobre a necessidade e importância de conhecer o histórico social de todo o indivíduo, ao invés de colocar as pessoas em categorias como criminoso e afins. Ou seja, valorizar o cidadão como um processo de recuperação, para voltar à sociedade. Alguns dos cursos oferecidos incluem também: Análise Criminal, Ações para o Controle de Armas, Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, Combate à Lavagem de Dinheiro, Crimes Ambientais, Gerenciamento de Crise, Identificação Veicular, entre outros.

As contribuições da Senasp no sentido de melhorar a relação entre os órgãos públicos e os cidadãos é visível através das áreas de interesse disponibilizadas nos cursos, tentando atingir uma justiça social através de diferentes ações de proteção, prevenção ou mesmo extinção de determinadas ilegalidades no sentido de aplicar os impostos corretamente, evitar o comprometimento da segurança e proteger os indivíduos. A Senasp é de extrema importância para o funcionamento correto dos diferentes negócios realizados no país. Está diretamente ligada com a Defesa Social, bombeiros, policiais militares e civis, ministério público e diferentes ONGs.

Fotos

Confira Fotos do SENASP:

SenaspSenasp
Secretaria Nacional de Segurança PúblicaSecretaria Nacional de Segurança Pública
Secretária do SenaspSecretária do Senasp

Pesquisar
Artigos Relacionados