Segurança no Trabalho

Segurança no Trabalho

Segurança no Trabalho

Com os avanços tecnológicos surgidos nas últimas décadas, se passou a olhar mais de perto as condições enfrentadas pelos trabalhadores no local e no período em que realizavam suas funções.

Corrigir posturas inadequadas, certificar a oferta de locais e equipamentos seguros, propor um ambiente saudável para todos e boas práticas de trabalho foram ações sistematizadas nas últimas décadas para garantir a qualidade de vida do trabalhador e o bom andamento das atividades das empresas – ações estas relacionadas à Segurança no Trabalho.

Visando combater doenças relacionadas à prática laboral e os acidentes de trabalho, prezando assim pela saúde do trabalhador, as premissas da Segurança no Trabalho no Brasil são regulamentadas pelas normas do SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, pautados no artigo 162 da CLT e regulamentados pela Norma Regulamentadora 04 (NR 4).

Atividades relacionadas à Segurança no Trabalho

Tecnico de Seguranca no trabalho

No local de trabalho, é possível constatar vários fatores de risco que podem afetar a saúde ou a integridade do trabalhador, como a eletricidade, máquinas e equipamentos, ferramentas de todos os tipos, estocagem e armazenamento, transporte de materiais, manuseio de produtos perigosos (produtos químicos, por exemplo), contato com agentes biológicos, etc. O próprio ambiente precisa ser observado no que diz respeito à circulação de ar adequada (condicionamento e climatização), iluminação, prevenção de doenças contagiosas, sinalização, doenças por esforço repetitivo, etc. Assim, é possível dizer que as técnicas de Segurança do Trabalho compreendem três eixos de atenção:

  • Prevenção de Acidentes
  • Promoção da Saúde
  • Prevenção de Incêndios

Regras Seguranca no trabalho

Entre os profissionais responsáveis pela manutenção, promoção e vistoria que se relacionam com a Segurança do Trabalho, estão os engenheiros e técnicos de Segurança do Trabalho, médicos do trabalho e especialistas em medicina ocupacional, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do trabalho. Há outras funções que se dedicam à prevenção de acidentes e promoção da saúde, como nutricionistas (quando a empresa possui restaurantes integrados ou refeitórios para os colaboradores) e funcionários de Recursos Humanos, que auxiliam na oferta de treinamentos para a área Segurança do Trabalho e na comunicação de normas e procedimentos.

Investimentos em Segurança no Trabalho

Riscos no trabalho

Grandes empresas e empresas conscientes investem não apenas no que pressupõe as leis trabalhistas, mas dispõem de treinamentos permanentes, eventos (como a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes) e campanhas de prevenção. As ações associadas à Segurança no Trabalho são centralizadas na CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A CIPA é composta pelos profissionais de Segurança do Trabalho, bem como pelos funcionários da empresa, destacados através de indicação ou votação para este fim. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os artigos 162 a 165 e a Norma Regulamentadora 5 (NR-5), emitidas pelo Ministério do Trabalho são as normas regilamentadoras da CIPA. É dever do empregador manter as ações da CIPA, dando aos membros condições necessárias para realizarem suas funções.

Vantagens da Segurança no Trabalho para as empresas

Com certeza, o foco das boas práticas em Segurança no Trabalho está nos colaboradores, no capital humano da empresa. Porém, é importante ressaltar que uma empresa que mantém em dia suas normas, treinamentos e reforços, que possua um bom controle dos equipamentos de segurança e proteção individual, que se preocupa, em suma, com seus colaboradores e com a comunidade em geral, só tem a ganhar, pois estas ações auxiliam no aumento da produtividade. A Segurança no Trabalho é um investimento também na preservação do patrimônio físico (de suas instalações e equipamentos, quando manuseados com segurança e apreço).

Praticas Seguranca no trabalho Curso de Seguranca no trabalho

GD Star Rating
loading...
Segurança no Trabalho , Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados