Segundo Turno em Alagoas

links patrocinados

segundo turno em alagoas

Segundo Turno em Alagoas

As eleições são um processo de suma importância para um país. São elas que irão decidir o futuro da nação com base na escolha dos próprios cidadãos. O sistema eleitoral é a maneira encontrada para que as pessoas participem das decisões do país, sendo que o governo é comandando por representantes do povo em uma democracia.

Desta maneira, as eleições são fundamentais, pois decidem quem o povo quer que esteja comandando a nação pelos anos seguintes. No entanto, nem sempre as eleições podem ser decididas em um primeiro momento, tendo que passar por mais um processo, o chamado segundo turno.

Como funciona o segundo turno

O segundo turno, também chamado de “sistema eleitoral a duas voltas”, é utilizado nos casos em que apenas um candidato pode sair vencedor de uma eleição e, para isso, necessita de mais da metade dos votos válidos daquela votação, que seria, no mínimo, 50% mais um.

Segundo Turno em Alagoas

Desta forma, caso no primeiro turno nenhum dos candidatos tenha conquistado a meta mínimo de votos, as eleições passam para um segundo turno. Apenas os dois candidatos mais votados são encaminhados para o segundo turno, sendo que os demais são eliminados nas eleições, podendo voltar a concorrer nas próximas dali a alguns anos (quando aquele mandato terminar).

Diferença do segundo turno para o sistema uninominal

O sistema uninominal, também chamado de maioritário, é aquele que não possui o segundo nas eleições. Neste sistema, o eleitorado fica sabendo apenas com um turno quem é o seu novo governante.

Eleicoes em Alagoas

Com isso, o candidato não precisa conseguir mais da metade dos votos para se tornar o vencedor daquela votação, mas sim conquistar apenas a maioria. Neste sistema, o candidato que for eleito não precisa de uma porcentagem mínima para isso, somente é necessário que ele tenha conseguido mais votos do que os seus oponentes daquela eleição. Esta é a diferença entre o sistema com segundo turno e o que possui apenas um turno.

Em que países o segundo turno é utilizado

O segundo turno é utilizado em eleições nos mais variados países do mundo, principalmente nas votações para presidente.

Segundo Turno eleicoes em Alagoas

Em alguns casos o sistema com segundo também é utilizado em eleições para casas legislativas. Entre os países que utilizam o sistema eleitoral com segundo turno estão Argentina, Ucrânia, Gana, Bulgária, Romênia, Zimbábue, Afeganistão, Croácia, Guatemala, Chile, Eslovênia, Uruguai, Áustria, Chipre, Portugal, Finlândia, Sérvia, Indonésia, República Dominicana, Eslováquia, Polônia e Colômbia. O Brasil também é um país adota o sistema de segundo turno em suas eleições. O processo eleitoral brasileiro utiliza o segundo turno tanto para as votações de presidente como também para as de governador.

Como funciona no Brasil

O sistema de eleição com segundo turno realizado no território brasileiro foi introduzido no país junto com a Constituição de 1988, após a ditadura militar. As votações com a realização do segundo turno foram adotadas no Brasil para que tentar impedir que os eleitores desistam de votar no candidato que acreditam que seja o melhor para dar seu voto para aquele que tenha mais chances de vencer a eleição, a fim de não “jogar fora” o voto em questão. Com o segundo turno, o eleitor pode ver mais chances do seu candidato disputar a segunda parte das eleições, votando em quem, realmente, acha que seja a melhor opção para governar.

Segundo Turno Alagoas Votacao em Alagoas

Pesquisar
Artigos Relacionados