Segunda Via Identidade

Segunda Via Identidade

Segunda via da identidade

A carteira de identidade é um dos documentos mais importantes que existem, afinal, sem ela não é possível viajar ou abrir uma conta no banco, por exemplo. Por conta disto, em caso de perda, roubo ou furto é preciso agir rápido, solicitando a emissão de segunda via e evitando que pessoas mal intencionadas usem o documento alheio para aplicar golpes e crimes.

Importância Segunda via da identidade

Apesar da enorme importância do RG, muitas pessoas não tomam o devido cuidado com este documento e muitas vezes acabam por perdê-lo. Quando isto acontece é preciso contar com a sorte e também com a boa índole das pessoas, que podem guardar o documento e tentar entregá-lo a quem o perdeu ou então levá-lo até um local apropriado, como até uma agência dos Correios. Nas agências existe uma seção específica para achados e perdidos. Para saber se o documento está guardado no órgão, basta entrar no site dos Correios e ao digitar o nome, verificar se o RG foi mesmo levado para lá.

Em caso de furto ou roubo o primeiro passo a ser tomado é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O). O boletim pode ser registrado via internet no caso de furto, quando algo é retirado da vítima sem que ela perceba. Mas se o documento foi roubado, com a consciência da pessoa lesada e uso de violência, será necessário se dirigir até uma delegacia.

O que fazer quando perder a identidade

Com relação à perda, caso o documento não seja recuperado, e nos casos de furto e roubo, em seguida será preciso requerer a segunda via da identidade, o que pode ser feito nas Secretarias de Segurança Pública ou Institutos de Identificação de cada estado. Para isto, basta o cidadão se dirigir até um destes locais portando certidão de nascimento no caso de pessoas solteiras, de casamento para aqueles casados ou viúvos, de casamento com averbação para quem se divorciou, se separou ou desquitou-se, de naturalização, quando o portador for brasileiro naturalizado ou ainda de igualdade de direitos, que é concedida para os portugueses.

Em alguns estados, onde o serviço é informatizado, não há necessidade de tirar fotos previamente, pois as mesmas são feitas nos próprios postos de atendimento. Quando não existe esta opção o requerente precisa levar consigo, juntamente com a certidão específica, duas fotos 3×4. Quem quiser também pode levar o cartão do PIS/PASEP para que o número deste documento conste no RG e também o comprovante de residência. Ambos os documentos são opcionais, não sendo obrigatória sua apresentação para o requerimento da segunda via.

Como fazer a Segunda via da identidade

Para ter uma nova carteira de identidade em mãos o cidadão também precisará pagar uma taxa, cujo valor varia de um estado para o outro. Estão isentos de pagar a taxa os maiores de 65 anos e aqueles que foram vítima de furto ou roubo.

Após fazer o requerimento, apresentar os documentos e pagar uma taxa, nos casos em que ela é exigida, a pessoa deverá aguardar cerca de dez dias e ir buscar a segunda via da identidade no mesmo local onde o pedido foi feito.

Fotos

Confira Fotos sobre Segunda Via Identidade: Como tirar a Segunda Via Identidade Nova identidade - segunda via Identidade - segunda via Como obter a Segunda via da Identidade

GD Star Rating
loading...
Segunda Via Identidade, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados