Segunda Via do RG

links patrocinados

Segunda Via do RG

Segunda Via do RG

A carteira de identidade ou Registro Geral (RG) é um documento emitido para todos os cidadãos brasileiros nascidos e registrado no Brasil ou que possuem filiação de brasileiros. Esse documento possui a importância de identificar um cidadão e permite a emissão de outros documentos necessários para exercer a cidadania no país.

O RG é emitido em todos os estados do Brasil, através da Secretária de Segurança Pública, e a primeira via do serviço é realizada de forma gratuita para toda a população brasileira.

A carteira de identidade pode ser tirada em qualquer idade, sem prazo inicial ou limite.

Perdi o meu RG! E agora?

Segunda via RG

Em um país onde qualquer serviço pede-se o registro de cidadão, ficar sem o RG não é viável. Portanto, se você perder o seu documento, o primeiro passo para a retirada a segunda via é registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia civil, evitando problemas futuros com o uso indevido de seu nome e de seu documento.

O segundo passo é tirar a segunda via do RG . Para isso, procure o instituto de identificação de sua cidade, portando os documentos necessários. São eles: certidão de nascimento original, comprovante de residência, duas fotos 3×4 (verificar se o seu Estado não possui o sistema atualizado, com as fotos sendo tiradas no próprio Instituto de Identificação), certidão de casamento e Boletim de Ocorrência.

Segunda via do carteira de identidade

Segunda Via do RG e suas taxas

O pagamento da taxa para a segunda via do RG varia de acordo com a legislação do seu estado. Em São Paulo e Minas Gerias, por exemplo, a taxa da segunda via da carteira de identidade gira em torno de R$ 20 a R$ 25.

As pessoas que tenham seus documentos furtados ou roubados têm o direito de não pagar a taxa da segunda via, diante da apresentação do boletim de ocorrência. Também estão isentas da taxa: os cidadãos declarados pobres, os homens maiores de 65 anos e as mulheres de 60 anos, os desempregados há mais de três meses – com comprovação na carteira de trabalho –, as pessoas que apresentem erros na digitação em dados do RG – desde que a reclamação aconteça até 90 dias após a emissão do primeiro documento.

Importância da Segunda Via do RG

Valor da Segunda via do RG

A carteira de identidade é o documento mais importante que um cidadão brasileiro precisa possuir, afinal ele é o registro que você realmente existe e está em dia com a Justiça brasileira.

O RG é o documento utilizado para a emissão de outros documentos, tais como: Comprovante de Situação Cadastral (CPF), Carteira de Trabalho (CTPS), Carteira de Habilitação (CNH) e Passaporte.

Além disso, ele pode ser utilizado como passaporte para a entrada de brasileiros nos países do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Equador, Peru, Colômbia e Venezuela.

A carteira de identidade, ainda, serve de comprovação da maioridade e como comprovante para que menores possam viajar acompanhados de seus pais.

Se você ainda não possui, ou perdeu, a sua carteira de identidade, procure o Instituto de Identificação mais próximo à sua residência, e dê entrada em seu documento de RG o quanto antes para garantir seu direito de cidadania.

Numero do RG Como fazer a Segunda via do RG

Pesquisar
Artigos Relacionados