Segunda via do CPF

links patrocinados

Segunda via do CPF

Segunda via do CPF

Antes de explicar como é requerida a segunda via do CPF, é importante dizer aos nossos leitores o que é esse documento brasileiro.

No Brasil há uma porção de cédulas, cada uma delas vinculadas a um órgão civil específico da nação. Vamos aos exemplos?

O Certificado de Reservista é um documento vinculado ao Ministério da Defesa, enquanto o Título de Eleitor está ligado à Justiça Eleitoral.

A segunda via do CPF, ou simplesmente o Cadastro de Pessoa Física, é um documento que, de acordo com o Senado do Brasil, está vinculado à Receita Federal.

Para que serve o CPF

A importância desse cadastro é muito grande no Brasil. Todos os contribuintes da nação devem ter a inscrição na Receita Federal.

CPF

Dessa maneira, a retirada da segunda via do CPF é necessária para algumas funções cotidianas.

O cadastro contém 11 números, sendo os dois últimos dígitos de segurança, separados por um traço. A segunda via do CPF ou a primeira via do documento possibilitam operações financeiras, como abrir contas bancárias. Este também é o principal documento no momento da declaração do imposto de renda.

Em muitas atividades comerciais, como aberturas de cadastros em lojas, é solicitado o número do CPF. O documento permite que seja feito o rastreamento de pessoas que tenham o nome sujo na praça, ou seja, os endividados.

Na hora de entregar a documentação para um novo emprego, também é solicitado o CPF.

Como tirar a segunda via do CPF

Como tirar a Segunda via do CPF

Quando uma pessoa perde o documento que representa o CPF, é necessário solicitar a emissão de um novo cartão. Os motivos para extravio do cartão podem ser inúmeros desde roubo, furto ou perda.

Antigamente, no Estado de São Paulo, por exemplo, as pessoas podiam retirar a segunda via do CPF nos postos do Poupatempo, órgão que acelera a emissão de documentos.

No Rio Grande do Sul, o órgão similar para retirada da segunda via do CPF para quem tinha um pouco de pressa era o TudoFácil, também ligado ao governo do Estado. Porém, o serviço ficou restrito à Receita Federal e normalmente a segunda via do CPF é solicitada pelo site da Receita.

Também é possível solicitar mais informações sobre a segunda via do CPF e fazer consultas sobre seu cadastro no portal da Receita na internet. No site há a orientação de como o contribuinte deve prosseguir, mostrando passo a passo como fazer para pedir a segunda via do CPF.

Tem problema pedir segunda via do CPF?

Para que serve o CPF

Muitas pessoas acreditam que a perda de documento pode acarretar em grandes prejuízos ou punições. Na verdade, em alguns casos, isso pode gerar dor de cabeça. Mas todos estão sujeitos a perder documentos, por isso existe a opção de retirar a segunda via do CPF.

É importante ressaltar que a perda do cartão do CPF não implica em cancelamento do número de cadastro na Receita Federal. De acordo com informações do Senado do Brasil, os 11 números (com os dígitos de segurança) não são alterados na segunda via do CPF.

Entrega da segunda via do CPF

A segunda via do CPF é entregue pelos Correios. No próprio site da Receita Federal há a orientação de como será feita a retirada do documento quando ele estiver pronto.

Tem problema pedir a Segunda via do CPF Como fazer o CPF

Pesquisar
Artigos Relacionados