Segunda via do CPF: como retirar

links patrocinados

Perder documentos é algo que é muito chato e que quase sempre faz com que a pessoa perca muito tempo com isso, felizmente hoje em dia existe a possibilidade de registro de boletim de ocorrência pela internet para casos simples como a perda de documentos pessoais, dessa maneira você pode informar a perda ou furto de seus documentos quase que instantaneamente após o acontecido.

Segunda via do CPF: como retirar

Segunda via do CPF

Se você perdeu o extraviou seu CPF, saiba que retirar a segunda via do mesmo não está mais tão complicada, primeiramente porque a Receita Federal, não emite mais aqueles cartões azuis, agora basta que você imprima um comprovante de cadastramento no CPF.

Com essa resolução da Receita de não emitir mais os cartões azuis a emissão de segunda via do CPF ficou ainda menos complicada, assim basta que você acesso o site da Receita Federal pela internet e realize a impressão do papel onde constará o número de inscrição do documento.

Como tirar a segunda via do CPF

Esta informação não é importante somente para quem perdeu seu CPF, como também para todos aqueles que tinham os cartões azuis e que estes tiveram o número de inscrição apagado com o tempo, algo muito comum, assim dessa forma a pessoa não precisa se preocupar que sempre que for necessário é possível imprimir esse comprovante pela internet gratuitamente.

Tirar Segunda via do CPF

Vale ressaltar que para que você consiga ter acesso a esse comprovante você precisa ter em mãos o seu título de eleitor, pois é pedido para que seja informado o número deste, bem como sua data de nascimento e também o número do seu CPF.

Outro aspecto que é importante informar é que para conseguir este comprovante, se você é isento, ou seja, não declara imposto de renda, basta ter em mãos os documentos acima descritos, já e você realiza a declaração do imposto de renda, você deve ter consigo o número dos recibos de entrega das declarações de imposto de renda do ano em vigência e também do exercício anterior.

Lembrando que nos recibos devem contar as informações de entrega dessas declarações e o contribuinte que deseja a segunda via do seu CPF deve ser o titular dessas declarações, tendo esses dados, basta que você acesse o site da Receita Federal na internet e informe o número de seu CPF bem como sua data de nascimento, depois basta entrar com os caracteres mostrados em uma figura e clicar em avançar.

Após clicar em avançar você será redirecionado para uma outra página, onde o sistema irá identificar se você necessita informar os números dos recibos de entrega das declarações de imposto de renda, ou se basta apenas informar o número de seu título de eleitor, para gerar o código de acesso você deverá ainda cadastrar uma senha de seis a oito dígitos e clicar em gerar código.

CPF

Documentos para retirar a segunda via do CPF

O código gerado tem a validade de dois anos, por este motivo guarde bem este número pois ele se faz necessário sempre que você precisar imprimir uma nova via do comprovante de inscrição, bem como a senha cadastrada.

Logo após basta que você entre com o número de seu CPF e com o código gerado na guia acesso via código de acesso, lá também há a necessidade de digitação da senha gerada para acesso ao site, logo após basta clicar na guia cadastro CPF e logo em seguida na guia comprovante de inscrição, pronto seu comprovante será mostrado na tela e estará pronto para ser impresso, guarde com cuidado pois esta é a segunda via do seu CPF.

Uma modificação da Receita Federal fez com que esses procedimentos descritos ficassem voltados apenas para as pessoas que realizam a declaração de imposto de renda, não valendo mais portanto para os isentos, para estes basta acessar o site da Receita na internet e informar o número do seu CPF, nome da mãe, data de nascimento e número do título de eleitor, feito isso basta imprimir seu comprovante e guarda-lo com muito cuidado.

CPF Segunda via

Pesquisar
Artigos Relacionados