Segunda Via da Certidão de Nascimento

Segunda Via da Certidão de Nascimento

Sobre a Segunda Via da Certidão de Nascimento

A certidão de nascimento é um dos documentos mais importantes que existe. É somente com ele que a pessoa consegue ter uma identificação perante o governo, e é por isso que existe uma ação de conscientização no Brasil para que as famílias não deixem seus filhos sem o registro de nascimento.

Antigamente, os pais não eram obrigados a registrar seu filho no cartório assim que ele nascesse. Isso acarretava em milhares de crianças sem registro algum, o que não lhe permitia obter nenhum direito do governo. Foi então que alguns hospitais começaram a tomar medidas preventivas.

Em alguns hospitais do Brasil, a criança só é liberada mediante apresentação da certidão de nascimento. O pai do bebê deve ir até um cartório mais próximo para tirar a certidão, informando nome dos pais, da criança, dos avós maternos e paternos, dia e hora do nascimento.

Importância do documento

A certidão é importante para que a pessoa consiga tirar outros documentos no decorrer da vida, como o RG e o CPF. Além disso, mesmo com esses outros documentos em mãos, existem situações em que a apresentação da certidão de nascimento é indispensável, outro motivo para mantê-la bem guardada.

2ª via da certidão de nascimento

Quem danificar ou perder a certidão de nascimento e necessitar pedir uma segunda via precisa comparecer ao cartório onde foi registrado, ou então pode enviar um representante devidamente identificado. A segunda via do documento é gratuita, bem como o registro.

Para agilizar o processo, se a pessoa tiver uma cópia da certidão original é bom levá-la. Isso ajuda na hora de procurar nos livros de registro, pois na certidão já contém o número e a página onde o seu documento se encontra. Assim a pessoa evita perda de tempo desnecessária.

Existe ainda uma outra opção para fazer o requerimento da segunda via do documento. Se a pessoa souber o nome do cartório em que foi registrada, e informar a cidade e o estado, ela pode se dirigir aos Correios e fazer o pedido por lá. É possível pedir a segunda via em qualquer agência dos Correios de todo território brasileiro.

GD Star Rating
loading...
Segunda Via da Certidão de Nascimento, Nota: 4.6 de 5 com 19 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


1 comentário em "Segunda Via da Certidão de Nascimento"

  1. Monibeca Ferreira 10/10/2009 às 18:40

    Por favor, como faço pra tirar a 2a via da certidão na agência do correio de outro estado? É só chegar e pedir? Qto tempo demora? Qto custa?
    Onde posso obter mais informações?
    Obrigada.