Segunda Via da Certidão de Nascimento

links patrocinados

Segunda Via da Certidão de Nascimento

Sobre a Segunda Via da Certidão de Nascimento

A certidão de nascimento é um dos documentos mais importantes que existe. É somente com ele que a pessoa consegue ter uma identificação perante o governo, e é por isso que existe uma ação de conscientização no Brasil para que as famílias não deixem seus filhos sem o registro de nascimento.

Antigamente, os pais não eram obrigados a registrar seu filho no cartório assim que ele nascesse. Isso acarretava em milhares de crianças sem registro algum, o que não lhe permitia obter nenhum direito do governo. Foi então que alguns hospitais começaram a tomar medidas preventivas.

Em alguns hospitais do Brasil, a criança só é liberada mediante apresentação da certidão de nascimento. O pai do bebê deve ir até um cartório mais próximo para tirar a certidão, informando nome dos pais, da criança, dos avós maternos e paternos, dia e hora do nascimento.

Importância do documento

A certidão é importante para que a pessoa consiga tirar outros documentos no decorrer da vida, como o RG e o CPF. Além disso, mesmo com esses outros documentos em mãos, existem situações em que a apresentação da certidão de nascimento é indispensável, outro motivo para mantê-la bem guardada.

2ª via da certidão de nascimento

Quem danificar ou perder a certidão de nascimento e necessitar pedir uma segunda via precisa comparecer ao cartório onde foi registrado, ou então pode enviar um representante devidamente identificado. A segunda via do documento é gratuita, bem como o registro.

Para agilizar o processo, se a pessoa tiver uma cópia da certidão original é bom levá-la. Isso ajuda na hora de procurar nos livros de registro, pois na certidão já contém o número e a página onde o seu documento se encontra. Assim a pessoa evita perda de tempo desnecessária.

Existe ainda uma outra opção para fazer o requerimento da segunda via do documento. Se a pessoa souber o nome do cartório em que foi registrada, e informar a cidade e o estado, ela pode se dirigir aos Correios e fazer o pedido por lá. É possível pedir a segunda via em qualquer agência dos Correios de todo território brasileiro.

Receita Federal Consulta CPF

Todo brasileiro deve tirar os documentos que são importantes Receita Federalpara que ele seja reconhecido perante a lei como cidadão de nosso país. Ao nascer, os pais devem providenciar o quanto antes a certidão de nascimento de seus filhos. Este é o primeiro documento que toda pessoas brasileira possui.

A partir da certidão de nascimento, a pessoa deve tirar o RG e também o CPF. O RG é o número do Registro Geral da população brasileira. É aquele documento que identifica as pessoas, possui foto. Já o CPF é o Cadastro de Pessoa Física, atualmente o documento mais importante que existe. Ele é o registro de cada pessoa na Receita Federal brasileira.

Sobre o CPF

Cada pessoa contribuinte deve tirar o CPF. Sem ele não é possível fazer nada, desde abrir conta em banco até mesmo comprar em crediários. Ao ser emitido, o documento fera um número com doze dígitos, sendo que os dois últimos são os dígitos verificadores, que são utilizados para evitar eventuais erros de digitação.

O número do CPF de cada brasileiro e único e não muda, independente da perca do cartão. As outras vias solicitadas virão com os mesmos números do título original. Isso é feito para evitar fraudes na receita.

O brasileiro não é obrigado a tirar o CPF, mas ele é necessário para a maior parte das operações financeiras de nosso país. Além disso, se você não estiver em dia com os impostos, o seu CPF pode ser cancelado e você impedido de executar diversas atividades, como abrir conta em bancos, por exemplo. O seu CPF é cancelado, por exemplo, quando você deixa de declarar o Imposto de Renda por dois anos consecutivos.

Consulta no site da Receita Federal

Como já se falou, o cancelamento do CPF pode gerar inúmeros incômodos para os cidadãos. Por isso é aconselhado que a pessoa fique sempre de olho na situação do seu título, se ele está regularizado ou cancelado. Se você não sabe como fazer a consulta da situação do seu CPF, nós lhe ajudamos.
Para consultar a situação do seu CPF basta entrar no site da Receita Federal e informar o número do seu cadastro, além do número do captcha, que fica no quadro indicado no site. Depois disso a situação cadastral de seu CPF junto a Receita Federal aparecerá para você na tela.

GD Star Rating
loading...
Segunda Via da Certidão de Nascimento, Nota: 4.6 de 5 com 19 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados