Segunda Via da Certidão de Nascimento
Sobre a Segunda Via da Certidão de Nascimento
A certidão de nascimento é um dos documentos mais importantes que existe. É somente com ele que a pessoa consegue ter uma identificação perante o governo, e é por isso que existe uma ação de conscientização no Brasil para que as famílias não deixem seus filhos sem o registro de nascimento.
Antigamente, os pais não eram obrigados a registrar seu filho no cartório assim que ele nascesse. Isso acarretava em milhares de crianças sem registro algum, o que não lhe permitia obter nenhum direito do governo. Foi então que alguns hospitais começaram a tomar medidas preventivas.
Em alguns hospitais do Brasil, a criança só é liberada mediante apresentação da certidão de nascimento. O pai do bebê deve ir até um cartório mais próximo para tirar a certidão, informando nome dos pais, da criança, dos avós maternos e paternos, dia e hora do nascimento.
Importância do documento
A certidão é importante para que a pessoa consiga tirar outros documentos no decorrer da vida, como o RG e o CPF. Além disso, mesmo com esses outros documentos em mãos, existem situações em que a apresentação da certidão de nascimento é indispensável, outro motivo para mantê-la bem guardada.
2ª via da certidão de nascimento
Quem danificar ou perder a certidão de nascimento e necessitar pedir uma segunda via precisa comparecer ao cartório onde foi registrado, ou então pode enviar um representante devidamente identificado. A segunda via do documento é gratuita, bem como o registro.
Para agilizar o processo, se a pessoa tiver uma cópia da certidão original é bom levá-la. Isso ajuda na hora de procurar nos livros de registro, pois na certidão já contém o número e a página onde o seu documento se encontra. Assim a pessoa evita perda de tempo desnecessária.
Existe ainda uma outra opção para fazer o requerimento da segunda via do documento. Se a pessoa souber o nome do cartório em que foi registrada, e informar a cidade e o estado, ela pode se dirigir aos Correios e fazer o pedido por lá. É possível pedir a segunda via em qualquer agência dos Correios de todo território brasileiro.
Receita Federal Consulta CPF
Todo brasileiro deve tirar os documentos que são importantes para que ele seja reconhecido perante a lei como cidadão de nosso país. Ao nascer, os pais devem providenciar o quanto antes a certidão de nascimento de seus filhos. Este é o primeiro documento que toda pessoas brasileira possui.
A partir da certidão de nascimento, a pessoa deve tirar o RG e também o CPF. O RG é o número do Registro Geral da população brasileira. É aquele documento que identifica as pessoas, possui foto. Já o CPF é o Cadastro de Pessoa Física, atualmente o documento mais importante que existe. Ele é o registro de cada pessoa na Receita Federal brasileira.
Sobre o CPF
Cada pessoa contribuinte deve tirar o CPF. Sem ele não é possível fazer nada, desde abrir conta em banco até mesmo comprar em crediários. Ao ser emitido, o documento fera um número com doze dígitos, sendo que os dois últimos são os dígitos verificadores, que são utilizados para evitar eventuais erros de digitação.
O número do CPF de cada brasileiro e único e não muda, independente da perca do cartão. As outras vias solicitadas virão com os mesmos números do título original. Isso é feito para evitar fraudes na receita.
O brasileiro não é obrigado a tirar o CPF, mas ele é necessário para a maior parte das operações financeiras de nosso país. Além disso, se você não estiver em dia com os impostos, o seu CPF pode ser cancelado e você impedido de executar diversas atividades, como abrir conta em bancos, por exemplo. O seu CPF é cancelado, por exemplo, quando você deixa de declarar o Imposto de Renda por dois anos consecutivos.
Consulta no site da Receita Federal
Como já se falou, o cancelamento do CPF pode gerar inúmeros incômodos para os cidadãos. Por isso é aconselhado que a pessoa fique sempre de olho na situação do seu título, se ele está regularizado ou cancelado. Se você não sabe como fazer a consulta da situação do seu CPF, nós lhe ajudamos.
Para consultar a situação do seu CPF basta entrar no site da Receita Federal e informar o número do seu cadastro, além do número do captcha, que fica no quadro indicado no site. Depois disso a situação cadastral de seu CPF junto a Receita Federal aparecerá para você na tela.