Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul – MS

links patrocinados

Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul - MS

Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul – MS

Sobre a Educação no Mato Grosso do Sul – MS

Fazer com que o governo funcione da maneira correta exige a aplicação do tradicional trabalho em equipe. Afinal, em todos os estados existe a divisão de funções em secretarias, as quais tem suas especificações para que tenham capacidade de executar suas atribuições da melhor maneira que for possível. Entre essas secretarias, uma das principais é a de Educação.

Inclusão total

No estado do Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Educação conta com diversos programas e projetos que incentivam a educação e visam dar maior capacidade de aprendizado aos cidadão daquelas região. Ao contrário do que muitos pensam, a função dessa Secretaria não é só fazer escolas públicas funcionarem.

A Secretaria de Educação precisa pensar em estratégias que incentivem a educação, pois é esta a ferramenta que garante a formação de cidadãos conscientes e que vai ter mais capacidade de colocar em prática o exercício pleno da cidadania. Como exemplo, um dos projetos da Secretaria de Educação do MS é o Comunidade Digital.

Com o crescente desenvolvimento das tecnologias que permitem o acesso à internet, meio que permite criar canais de comunicação que incentivam o debate público, uma das maiores preocupações do governo é garantir a inclusão digital. Assim, diversas escolas vem recebendo verbas para instalarem laboratórios de internet, como é o caso do estado de MS.

Diretrizes sociais

Para os alunos englobados na responsabilidade da Secretaria de Educação do MS, diversas opções são oferecidas aos jovens para que tenham maior incentivo e facilidade para aprender. O governo estadual tem políticas de estágio, iniciação científica, igualdade racial, educação no campo, educação ambiental, entre outras opções.

Desse modo, a Secretaria mostra como a questão do comportamento social é diretamente relacionado com a maneira como a pessoa é influenciada pela sua educação. O site da Secretaria publica também um guia de profissões, o que incentiva os jovens cidadãos a pensarem nos seus futuros e terem objetivos profissionais.

Para ter mais informações sobre os objetivos da Secretaria de Educação do MS, o internauta pode verificar todos os detalhes no site oficial desse segmento do governo. Dados sobre os professores, calendário escolar, censo escolar, além de outro detalhes, estão todos publicados na internet.

 

Secretaria de Educação do Mato Grosso - MT

Secretaria de Educação do Mato Grosso – MT

Para que um estado consiga gestar todos os setores interessantes à população, é necessária subdivisões, para focar o trabalho dos funcinários e assim garantir que o trabalho seja feito com qualidade. Um dos setores de gestão de um estado é a Secretaria de Educação, cuja a função é garantir educação pública e de qualidade para o estado.

A Secretaria de Educação do Mato Grosso tem como objetivo estratégico a ampliação da educação, com universalização da educação básica e elevação do nível de qualidade dos ensinos fundamental e médio. A missão é a garantia à sociedade de uma educação com qualidade social, que proporcione ao aluno a aquisição de conhecimentos historicamente acumulados, competência e formação de valores, conquistados em um ambiente democrático e de valorização humana.

Mas, a SEDUC – MT possui também um desafio que é a construção de autoridade intelectual entre profissionais e estudantes, compreensão dos cenários do mundo atual, identificação dos caminhos que conduzirão a uma sociedade solidária, tolerante, humanista e com valores ambientais sustentáveis, são os maiores desafios da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso.

O Governo do Estado de Mato Grosso oferece educação em todos os níveis, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e Ensino Superior, por meio da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), que é responsabilidade da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).

A Seduc trabalha também com outras modalidades de ensino, sendo elas: Educação Especial, para alunos portadores de necessidades educacionais especiais (PNEE), Educação Indígena, Educação de Jovens e Adultos – EJA, Educação Ambiental, Educação Fiscal, Educação a Distância e Educação no Campo.

Educação no MT

No estado de Mato Grosso existem 1.443 Unidades Escolares recebem as matrículas de 91.454 alunos na Educação Infantil; em 2.227 Unidades Escolares atendem 524.550 alunos no Ensino Fundamental; 530 Unidades Escolares atendem 146.753 alunos na matrícula do Ensino Médio; 185 atendem 6.932 alunos na Educação Especial; 569 Unidades Escolares atendem 86.191 alunos na modalidade EJA Presencial e 71 escolas atendem 5.030 alunos na EJA Semi Presencial; 3 Unidades Escolares atendem 2.227 alunos, sendo 1.536 na Educação Profissional e 1.771 no Ensino Médio.

A secretaria de Educação do Mato Grosso funciona na Rua Engenheiro Edgar Prado Arze, 215 – Centro Político Administrativo – Cuiabá-MT Telefone: (65) 3613-6300.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados