Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte – RN

links patrocinados

Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte - RN

Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte – RN

Sobre a Sefaz Rio Grande do Norte – RN

O Rio Grande do Norte é uma das unidades federativas do Brasil. Ele está localizado na região nordeste do Brasil, fazendo divisa com os estados da Paraíba ao sul e Ceará a oeste, além de ter como limite o Oceano Atlântico a norte e leste. O Estado do Rio Grande do Sul contém cerca de 160 cidades em todo seu território, que é de 52.796,791 km².

População do Rio Grande do Norte

A população do estado, segundo pesquisa feita no ano de 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, é de 3 168 027 habitantes, sendo considerado o décimo sexto estado com maior número de habitantes do país.

Principal produtor de sal do país

O Estado do Rio Grande do Norte contém um litoral de aproximadamente 400 quilômetros de extensão. Suas praias são muito famosas no Brasil e em alguns países do mundo. Entre os principais destaques da economia, está o setor de serviços. Outro fator curioso do estado é que ele é responsável por cerca de 95 % da produção do país de sal. Isto se dá devido ao fato de o Rio Grande do Norte conter um clima semiárido em parte de seu litoral.

Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte – RN

O Centro Administrativo do Estado da Secretaria de Estado de Tributação está localizado na BR 101, km 0, em Lagoa Nova, na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. O atual Secretário de Tributação é o senhor José Airton da Silva.

A Secretaria de Estado de Tributação funciona como uma secretaria da fazenda de outras unidades federativas do país. É através desta secretaria que o Estado do Rio Grande do Norte faz todos os seus trabalhos informativos dos cidadãos do estado quanto a arrecadação do estado frente aos tributos e impostos.

A Secretaria de Estado de Tributação ainda visa à fomentação de programas e campanhas, que visam despertar a população para seu verdadeiro papel dentro da sociedade, como o de fiscalizar a devida aplicação do dinheiro público, procurando assim combater a corrupção e sonegação, melhorando desta forma a vida de todos os cidadãos.

Secretaria da Fazenda de Alagoas - AL

Secretaria da Fazenda de Alagoas – AL

Sobre a Sefaz Alagoas AL

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) é um órgão do Poder Executivo responsável por planejar, executar e avaliar as políticas financeiras contábil e tributária do Estado do Alagoas. Estas secretarias são muito importantes para os estados, uma vez que auxilia o governador do Estado na busca por um governo mais eficaz e transparente.

Entre as principais funções da Secretaria da Fazenda de Alagoas está a de gestar a arrecadação dos tributos e controlar as finanças estaduais. Esta é a Secretaria responsável por cuidar do dinheiro público e pelo dinheiro que será investido, ou revertido, para a população. Ou seja, cabe a SEFAZ contabilizar o dinheiro do governo e repassar as outras secretarias que irão investir em projetos visando a melhoria de vida da população.

As áreas, os meios e as formas de atuação da Fazenda Pública Estadual de Alagoas estão determinados na Lei Delegada Estadual N.º 23, de 28 de junho de 2008.

Além do Secretário de Estado, estão presentes na Sefaz/AL várias outras pessoas para ajudar na administração. A Superintendência do Tesouro Estadual é responsável pela gestão financeira, administração de disponibilidades e do fluxo de caixa, operações e aplicações financeiras, pagamentos e controle de desembolsos. Já a Superintendência da Receita Estadual organiza a atividade tributante e arrecadatória.

Serviços à população

Para que tudo saia de maneira certa e rápida é que a Sefaz está investindo no treinamento do pessoal. As ações de modernização incluem o investimento constante no aperfeiçoamento do servidor fazendário por meio da Escola Fazendária (Efaz), transparência nas contas públicas do Tesouro Estadual, concretizada especialmente pelo Portal da Transparência Ruth Cardoso.

Além disso, a Sefaz tem máximo rigor na gestão financeira dos recursos arrecadados e o estímulo à consciência fiscal e cidadã dos alagoanos por meio do Programa de Educação Fiscal para que não compreendam somente o papel do tributo arrecadado, como também fiscalize sua aplicação.

A sede da Sefaz se localiza na cidade de Maceió na Rua General Hermes, número 80, bairro Cambona. Além disso, há postos fiscais e as gerências regionais de administração fazendária espalhadas por todo estado. Para ter mais informações sobre a Sefaz é só acessar o site.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados