Sebastião Salgado: biografia e principais obras

links patrocinados

Sebastião Salgado: biografia e principais obras

O fotógrafo Sebastião Ribeiro Salgado Júnior, ou simplesmente Sebastião Salgado, é um dos mais renomados do mundo na atualidade. Nascido em fevereiro de 1944, na vila de Conceição do Capim (interior de Minas Gerais), Sebastião Salgado começou a estudar economia na Universidade de São Paulo. Durante sua vida estudantil, o futuro fotógrafo se engajou na militância de esquerda. Curiosamente, Sebastião Salgado demorou a se iniciar no segmento que lhe traria prêmios e reconhecimento. Ainda na universidade, o jovem se casou com Lélia Deluiz Wanick. Os dois se mudaram para a França no final da década de 1960, com o objetivo de dar continuidade aos estudos.

Sebastião Salgado se especializou em ciências econômicas, enquanto sua mulher se dedicou à arquitetura. Inicialmente, Salgado começou a trabalhar na OIC (Organização Internacional do Café), ofício que, indiretamente, o levaria ao mundo da fotografia.

O início de Sebastião Salgado na fotografia

Sebastião Salgado: biografia e principais obras Sebastião Salgado: biografia

Devido à sua profissão, Sebastião Salgado precisava fazer muitas viagens de negócios à África. Foi em uma destas viagens que o brasileiro começou a fotografaram utilizando a câmera de sua esposa. O hobby lhe trouxe tanta satisfação que, em 1973, Sebastião Salgado resolveu mudar de ramo, dedicando-se ao fotojornalismo.

Em 1981, quando trabalhava na agência Magnum, Sebastião Salgado recebeu o trabalho de fotografar os primeiros meses do governo do presidente norte-americano Ronald Reagan. No final de março daquele ano, o fotógrafo conseguiu documentar o atentado contra Reagan. As fotografias lhe renderam um bom dinheiro, o que permitiu o financiamento de um projeto pessoal na África.

Sebastião Salgado

O estilo de Sebastião Salgado

Este primeiro trabalho mais intimista, realizado na África, ajudou a definir o estilo do fotógrafo Sebastião Salgado. Com suas fotografias em preto e branco, Sebastião Salgado tem como protagonistas de suas lentes os excluídos. O trabalho, neste caso, se mistura à vida pessoal: Sebastião Salgado é extremamente engajado em trabalhos humanitários, tendo realizado diversas contribuições para órgãos como a UNICEF.

Sebastião Salgado:  principais obras

Principais obras

O acervo fotográfico produzido por Sebastião Salgado é extremamente vasto. Algumas destas imagens se tornaram livros, figurando entre as principais obras já realizadas pelo fotógrafo. Alguns destaques são “Outras Américas”, de 1986, em que Sebastião Salgado retratou a vida de miseráveis na América Latina; “O Homem em Pânico”, também publicado em 1986, mostra os danos causados pela seca na região norte da África. Este trabalho foi realizado em colaboração com a ONG Médicos sem Fronteiras, durante o período de um ano.
Dentre outras obras que se destacaram em sua carreira estão Êxodos, Trabalhadores Rurais, África, Gênesis, O Fim do Pólio e muitos outros. Gênesis, lançado em 2013, é seu último trabalho até o momento.

Sebastião Salgado: prêmios

Prêmios

Ao longo de sua carreira, Sebastião Salgado recebeu dezenas de prêmios. Dentre eles podemos destacar o Príncipe de Astúrias das Artes, Eugene Smith de Fotografia Humanitária, Medalha da Inconfidência, Prêmio Unesco na categoria cultural no Brasil, Prêmio World Press Photo e outros.

Se você quer conhecer mais sobre Sebastião Salgado, é possível encontrar várias de suas imagens na página oficial do fotógrafo.

Pesquisar