São Judas Tadeu
São Judas Tadeu
História conturbada de São Judas Tadeu
Segundo a lenda, Sâo Judas Tadeu nasceu na Galileia no primeiro século d.C. e morreu no mesmo século na região da Pérsia. Sua vida foi de total devoção a Jesus Cristo, do qual era discípulo juntamente com outros onze homens, dentre os quais, os mais famosos eram Mateus, João, Marcos e Lucas.
A definição de quem foi São Judas Tadeu é difícil e conturbada. Uns dizem que ele era um dos irmãos de Jesus Cristo, outros, que ele era filho de uma outra Maria, irmã da Virgem Maria, mãe de Jesus. Além disso, a constante confusão entre ele e Judas Iscariotes, o traidor, é comum entre aqueles mais leigos.
São Judas Tadeu era carpinteiro de profissão e tanto ele como sua família eram devotos declarados de Jesus Cristo. Fato que serviu de motivação para o assassinato de seu pai, Cléofas.
Foi ele, juntamente com Bartolomeu, quem levou o cristianismo aos Armênios. Quando batizou o rei Tirídates, em 301 d.C. converteu os armênios e, a partir daí, passou a ser considerado patrono do país.
Confusão entre os Judas
Como há poucas evidências das aparições e da participação de São Judas Tadeu na história próxima de Jesus na Bíblia, muitas pessoas o confundem com Judas Iscariotes, chegando a afirmar que ambos são a mesma pessoa.
Além disso, há o Judas irmão de Jesus, que muitas pessoas acreditam ser o mesmo Sâo Judas Tadeu. Na realidade, é quase unânime que o Judas irmão de Jesus seja São Judas Tadeu. Porém, para os protestantes são duas pessoas distintas.
É atribuída a Sâo Judas Tadeu a escrita da Epístola de Judas, no Novo Testamento.
Judas ou Tadeu?
Há ainda, nas listas apostólicas de Mateus e Marcos, menção a Tadeu como sendo a mesma pessoa que São Judas Tadeu. Isso divide a opinião da Igreja Católica e dos principais estudiosos bíblicos.
Alguns dizem que Mateus e Marcos utilizaram este nome para se referir a Judas por conta da confusão com Iscariotes. Para eles, a má fama do traidor poderia prejudicar a imagem de Judas Tadeu. Por isso adotaram este ‘apelido’ para se referir a ele.
Outros estudiosos acreditam numa substituição de apóstolos por conta de uma suposta morte de Judas e a adoção de Tadeu como novo apóstolo.
Outras informações sobre Sâo Judas Tadeu
O fato é que São Judas Tadeu é venerado por toda a Igreja Católica e considerado o santo das causas impossíveis, das causas perdidas e desesperadas. Além disso, é atribuída a ele, a condição de patrono da Armênia.
Alguns itens de seu período de apóstolo estão presentes na Basílica de São Pedro, no Vaticano e podem ser veneradas pelos fiéis.
Seu símbolo é o machado, a maça e, em muitas imagens ele é representado carregando um rolo de papel, supostamente a Epístola de Judas. Em outras representações ele é mostrado com uma chama sobre a cabeça, simulando o dia de Pentecostes, quando recebeu o Espírito Santo juntamente com outros discípulos e Jesus na Santa Ceia.