Sandboard

links patrocinados

Sandboard

Sandboard

O esporte sandboard é o ato de descer dunas e bancos de areia, com uma prancha semelhante à de snowboard, que é utilizada na neve, com manobras também do skate. Por volta de 1986, em Florianópolis, em Santa Catarina, o esporte foi criado e idealizado para quando o mar não estivesse bom o suficiente para surfar.

Dizem que o sandboard foi criado, em Floripa mesmo, depois que o instrutor norte-americano de snowboard, emprestou sua prancha a uns surfistas, a fim de surfar nas dunas de areia. Mas também se ouve falar que os surfistas nativos da cidade foram os responsáveis pela idealização do esporte.

O esportista brasileiro Digiácomo Dias é o maior atleta até hoje, dessa categoria. Sandboard cresceu e atraiu muitos fãs depois que o esporte foi divulgado na mídia. Sua prática também é exercida na Argentina, Uruguai, Estados Unidos, África e Austrália.

Competicoes de Sandboard

Os melhores picos para praticar o sandboard ficam no litoral catarinense. Entre eles, a praia da Joaquina é a melhor de todas. Depois dela, tem a duna Waimea e duna Siriú, em Santa Catarina e a Praia da Pipa e o Morro do Careca, no Rio Grande do Norte.

Equipamentos de sandboard

A prancha, com comprimento entre 1,20 e 1,70 metros, é o equipamento fundamental para a prática de sandboard. Ela é feita de fibra de vidro, madeira ou carbono. Para facilitar o deslizamento da prancha, seu inferior é feito em plástico ou inox. Para o melhor encaixe nos pé do atleta, há duas alças superiores, para mantê-lo em equilíbrio.

Sandboard no Brasil

Assim como o skate, as pranchas também se diferenciam entre si, como as pranchas para ter uma maior velocidade, finas na frente e largas atrás, e outras para a execução de manobras, com possibilidades de giros de até 360º.

Outros equipamentos também são utilizados, como capacete, sapatos especializados para sandboard, protetor solar e vela comum. A vela é usada nas pranchas para dar um aumento na velocidade. Mas, cuidado, passar demais pode fazer com que a prancha faça muita fricção com a areia.

Competições de sandboard

Equipamentos para Sandboard

Existem quatro campeonatos diferentes da prática de sandboard. Big Air, que há saltos e manobras, com a intenção de dar a melhor manobra. Slope Style, que se compara ao skate, tendo que completar um percurso, com corrimões e rampas. Boardercross, corrida com obstáculos, onde ganha o primeiro a chegar. E, por último, Slalom, descida onde deve contornar as bandeirinhas.

Manobras

Assim como o skate e o surfe, o sandboard também tem suas manobras, que são semelhantes entre si e suas nomenclaturas são as mesmas. São elas: 180º (giro de 180 graus em torno de si), 360º (o giro é inteiro), helicóptero (vários giros), batida (frontside, com o atleta de frente para o obstáculo, mudando rápido de direção, ou backside, em que ele fica de costas, para depois mudar sua direção), tail grab (segurar a traseira da prancha com uma de suas mãos), indy (segurar borda lateral durante o salto), nose bone (inclina para frente, elevando a parte traseira), japan air (inclina para trás, elevando a parte da frente), entre vários outros.

Sandboard 2013 Como surgiu o Sandboard

Pesquisar