Sabão caseiro

Sabão caseiro

Sabão caseiro

O sabão, produto usado junto com a água para lavar e limpar, estão disponíveis no mercado de duas formas – barras sólidas e líquidos.

Quimicamente falando, o sabão produz uma reação (chamada de saponificação) quando entra em contato com qualquer tipo de gordura e se manuseado da forma correta, causa uma limpeza imediata do local onde foi aplicado.

História do sabão

O sabão é muito mais antigo do que podemos imaginar. Os primeiros vestígios da existência de algum produto semelhante ao sabão são datados em 2800 A.C., na antiga Mongólia, país localizado na Ásia Central e Oriental. Alguns estudiosos encontraram uma tábua de argila de 2200 A.C., onde curiosamente existia uma receita de sabão com ingredientes como água, álcali e óleo de canela–da–china.

Outro registro mostra a utilização do sabão nos tempos antigos. O Papiro Ebers, um dos mais importantes e antigos tratados médicos escrito no Antigo Egito, indica que os egípcios daquela época tomavam banho constantemente com uma combinação de óleos animais e vegetais com sais alcalinos. Algo bastante parecido com o sabão conhecido atualmente.

Sabão comercial

Depois da Revolução Industrial, que aconteceu no Reino Unido em meados do século XVIII, a produção de sabão passou a ser realizada em grande escala e consumida por toda a sociedade da época. No ano de 1789, na cidade de Londres, Andrew Pears foi um dos pioneiros no mercado do sabão produzindo um produto de preço baixo e de ótima qualidade.

Um das maiores empresas produtoras de sabão de todo o mundo, a Unilever, surgiu quando dois irmãos – William Hesketh e James Hesketh – compraram uma pequena fábrica de sabão na cidade de Warrington, Inglaterra, em 1885. A partir desse momento da história, o sabão passou a ser consumido em larga escala por todas as camadas da sociedade e é utilizado até os dias de hoje.

Receita de Sabão Caseiro

A produção caseira de sabão vem cada vez mais conquistando a cabeça dos brasileiros por dois grandes motivos. O primeiro é fator reciclagem. Todos aqueles que se preocupam com o meio ambiente e são ligados em reciclagem de materiais usados produzem sabão caseiro pelo fato de o óleo já usado ser um dos principais ingredientes para tal produção. Outro grande motivo é a economia de dinheiro que se faz quando a família produz o seu próprio sabão.

A receita de sabão caseiro em barra é bem simples e rápida de fazer e utiliza apenas 5 ingredientes – 4 litros de óleo comestível já usado, 2 litros de água, ½ copo de sabão em pó, 1 Kg de soda cáustica e 5 ml de qualquer essência aromatizante.

O processo de produção também é muito simples – primeiramente, é necessário dissolver o sabão em pó em ½ litro de água quente. Em seguida, dissolve-se a soda cáustica em um litro e meio de água quente e adiciona as duas soluções ao óleo. Depois, é só mexer por vinte minutos, adicionar a essência aromatizante, despejar em formas e esperar até o dia seguinte para que endureça. No outro dia, basta desenformar o sabão e utilizar onde quiser.

Fotos

Sabão caseiroSabão caseiro
Fazer sabão é casa é muito simplesFazer sabão é casa é muito simples
O sabão caseiro pode ser feito com óleo usadoO sabão caseiro pode ser feito com óleo usado

GD Star Rating
loading...
Sabão caseiro, Nota: 4.7 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados