RG3 Madeira

links patrocinados

RG3 Madeira

RG3 Madeira

O Regimento de Guarnição número três, conhecido popularmente pela abreviação RG3 Madeira, é um órgão da base do exército português. Nos dias de hoje o RG3 é o único regimento da Zona Militar da Madeira e funciona de maneira mista, com a união da artilharia e infantaria.

O regimento foi criado em 1933, após a junção do Regimento de Infantaria do Funchal e Grupo de Artilharia de Guarnição número 2. O RG3 Madeira possui sede no Funchal e conta com um destacamento em Porto Santo.

O comando do RG3 Madeira é feito por um coronel com subordinação ao comando da Zona Militar da Madeira e o órgão também é composto por comando, estado-maior, companhia de comando e serviços, companhia de formação, batalhão de infantaria e bateria de artilharia antiárea.

O Regimento de Guarnição número 3 se diferencia da maioria das unidades regimentais de Portugal por estar situado numa ilha, o que dificulta as operações em função da descontinuidade territorial.

Rg3

Funções do RG3 Madeira

O Regimento de Guarnição número 3 tem por obrigação manter e intensificar a excelência do serviço público feito pelos militares do regimento, garantir a prontidão dos militares do regimento para os Elementos de Componente Operacional do Sistema de Forças do Exército e manter o empenho solidário dos componentes do regimento durante as missões de interesse público.

O RG3 Madeira também precisa manter uma postura de proximidade com a sociedade, desenvolver as competências dos militares, gerir de maneira bastante equilibrada os recursos financeiros, de modo que sejam feitas economias e que os compromissos firmados sejam cumpridos, e garantir que o treino operacional receba os recursos necessários.

Site do RG3 Madeira

Também cabe ao regimento português a racionalização do número de apoios prestados a entidades regionais públicas e privadas e prospectar o futuro através de planos de atividades realizados anualmente.

Atividades do regimento

O RG3 apoia diversas entidades civis, como a Associação de Atletismo de Madeira e o Clube Desportivo de Corticeiras, cedendo instalações para a realização das atividades. O regimento de Portugal também preserva o meio ambiente, realiza campeonatos militares, organiza a Taça e a Corrida do RG3, mantém um museu vivo, presta apoio social aos militares, organiza jornadas do dia da defesa nacional, realiza diversas atividades para celebrar o dia internacional da mulher e o dia da família e promove várias atividades de informática.

Site do Regimento de Guarnição Número 3

Funcoes do RG3 Madeira

O site do Regimento de Guarnição número 3 apresenta a história do regimento, notícias sobre o órgão, a visão, a missão e os valores do mesmo, informa as atividades realizadas e também divulga imagens da infraestrutura. No site também é possível conferir informações e imagens sobre as unidades do regimento, conferir as missões já realizadas no exterior e saber mais sobre o recrutamento de militares.

O site também informa os visitantes sobre o dia a dia e a remuneração de um militar do regimento, fala sobre os diferentes tipos de ensino no exército e apresenta com detalhes todas as instituições que formam militares.

Atividades do RG3 Madeira Para que serve o RG3 Madeira

Pesquisar
Artigos Relacionados