Resultado eleições segundo turno

links patrocinados

resultado eleicoes segundo turno

Resultado Eleições Segundo Turno

Sobre o Resultado Eleições Segundo Turno

Brasileiros de diversas regiões do país tiveram que votar para escolher os seus representantes nos governos estaduais e federal no último dia 3 de outubro. Na ocasião, os eleitores tiveram que escolher políticos para ocuparem os cargos de deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente.

NOVA PRESIDENTA DO BRASIL: DILMA

Resultado Eleições Segundo Turno 2010

SITUAÇÃO ATUAL: Apuração em andamento.

Candidato – Votos – Percentual

DILMA – 55.752.529 (56,05%)

JOSÉ SERRA – 43.711.388 (43,95%)

Seções Totalizadas: 400.001 (100,00%)

Última atualização: 01/11 13:51 Horário de Brasília

(Fonte: Divulga2010 – TSE)

resultado eleicoes 2010

Porém, nem todos os cargos foram ocupados já no primeiro turno da eleição. Isso porque se um candidato não obtiver 51% ou mais do total do votos válidos, é necessário um segundo turno das eleições para decidir o candidato vencedor. Este é o caso de eleições que elegem prefeitos, governadores e o Presidente da República.

Dessa forma, no dia 31 de outubro os eleitores brasileiros devem retornar às urnas para votar, já que a candidata mais votada para presidente do nosso país obteve um percentual menor do que 51% dos votos válidos. Assim, ela e o segundo candidato mais votado voltam a se enfrentar no segundo turno das eleições para decidir quem comandará o governo do nosso país nos próximos quatro anos.

O segundo turno eleições 2010 também será necessário em alguns estados em que o candidato mais votado para o cargo de governador não obteve um percentual maior do que 51 % do total dos votos válidos.

Os estados que devem escolher também o governador no dia 31 de outubro serão: Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Roraima e Rondônia.

Resultado Eleições 2010 em Osasco

Resultado Eleições 2010 em Osasco

Sobre o Resultado em Osasco

Até o ano de 1962, Osasco era apenas um bairro da capital paulista. Como a região cresceu bastante, neste ano ela conseguiu sua emancipação e passou a ser um município do estado. No entanto, ainda continua integrando a região metropolitana da capital São Paulo. A cidade possui hoje mais de 666 mil habitantes, segundo dados do Censo 2010.

Por integrar o estado de São Paulo supunha-se que a cidade de Osasco iria apoiar o candidato José Serra, do PSDB, nas eleições presidenciais de 2010. Um dos fatores que levaram a esta conclusão é o fato de que José Serra já governou o estado.

Contudo, observa-se nas estatísticas dos resultados da eleição que a cidade de Osasco foi contra a maré e deixou de lado o tucano, proporcionando mais votos para sua principal oponente, Dilma Rousseff, do PT. No primeiro turno a candidata Marina Silva também foi bastante votada na cidade, superando as previsões.

Resultados na cidade

As pesquisas eleitorais já previam o alto numero de eleitores que votariam em Dilma Rousseff, e até cogitaram que a petista podia ganhar a eleição logo no primeiro turno. No entanto, a disputa foi para o segundo turno, mas por bem pouco. Em Osasco, Dilma fez 42,95% no primeiro turno, enquanto Serra teve 30,9% dos votos e Marina Silva 24,71%.

A disputa teve que ser decidida no segundo turno, e mais uma vez a candidata do PT se deu melhor na cidade. Ela fez 54,54% dos votos, frente aos 45,46% de Serra. Osasco faz parte do pequeno grupo de cidade do estado paulista que optou por Dilma Rousseff.

Governador

Na disputa para governador a cidade também surpreendeu ao destinar mais votos ao candidato do PT, Aloízio Mercadante. Os outros candidatos eram Geraldo Alckmin (PSDB) e Celso Russomanno (PP).

Pouco mais de 42% dos eleitores de Osasco votaram em Aloízio Mercadante para o governo de São Paulo. Porém não teve jeito: o tucano Alckmin fez mais votos na maioria das cidades e acabou ganhando as eleições logo no primeiro turno. O tucano fez 50,63%, o que corresponde a 11.519.314 votos em todo o estado, segundo dados da Justiça Eleitoral.

Pesquisar
Artigos Relacionados