Resultado Eleições 2010 em Governador Valadares

links patrocinados

Resultado Eleições 2010 em Governador Valadares

Resultado Eleições 2010 em Governador Valadares

Sobre o Resultado Eleições 2010 em Governador Valadares

Governador Valadares é uma cidade do interior de Minas Gerais, localizado no nordeste do estado. Ele faz parte da mesorregião do Vale do Rio Doce. A cidade fica a 320 quilômetros da capital Belo Horizonte, e sua população é de 263.594 habitantes, de acordo com os dados levantados pelo Censo 2010.

Até ano passado, Minas Gerais era governado por Aécio Neves, do PSDB. O governador deixou o cargo para se candidatar ao senado nas eleições passadas, e conseguiu ser reeleito. Devido a isso, acreditava-se que o estado estaria apoiando os candidatos do PSDB no pleito, principalmente na disputa nacional, entre Dilma e José Serra.

Apesar disso, os eleitores do estado mantiveram-se do lado petista, e não concederam a José Serra a maioria dos votos. Na cidade de Governador Valadares essa posição foi contrária, ou seja, a cidade apoio o candidato do PSDB à presidência, e não a candidata petista, como em outras cidades.

Eleições em Governador Valadares

Tanto o primeiro como o segundo turno em Governador Valadares teve a maioria dos votos convertida em prol de José Serra. Na primeira etapa de votação, Serra saiu na frente com 39,74% dos votos, seguido de Dilma, com 35,39%. Maria Silva, apesar de ter ficado de fora da disputa no segundo turno, teve um bom percentual e atingiu 23,98%.

No segundo turno Serra manteve a vantagem e totalizou 52,1% dos votos. Porém, as estatísticas de Governador Valadares foram contrárias às encontradas no restante do estado. Desde o primeiro turno, Dilma posicionou-se a frente de seus candidatos. Do percentual de votos totais de Minas Gerais no primeiro turno 46,98% foi para a candidata do PT. O candidato José Serra ficou em segundo lugar, com 41,55%.

Na segunda parte da votação, a preferência por Dilma no elenco geral também foi concretizada. A petista angariou 58,45% dos votos totais do estado, enquanto que Serra fez 41,55%.

Governador

O candidato a reeleição Antonio Anastásia, do PSDB, conseguiu se eleger no primeiro turno em Minas Gerais. A cidade de Governador Valadares contribuiu para a vitória, já que o candidato conseguiu 67,24% dos votos, enquanto que seu principal oponente, Hélio Costa, do PMDB, fez 30,22%.

Resultado Eleições 2010 em Embu

Resultado Eleições 2010 em Embu

Sobre o Resultado Eleições 2010 em Embu

Nas últimas eleições, o estado de São Paulo vestiu a camisa azul e votou em peso em José Serra, candidato à presidência pelo PSDB, e em Geraldo Alckmin, do mesmo partido, para o governo do estado. No entanto, observa-se que em muitas cidades ambos foram deixados de lado e quem liderou as votações foi Dilma Rousseff.

Na cidade de Embu, por exemplo, o PSDB perde tanto na disputa para presidente como para governador. No primeiro turno, Dilma Rousseff ficou em primeiro lugar nas votações, com 48,82% dos votos – um percentual alto para uma cidade do interior paulista, de onde Serra já foi governador.

Neste mesmo turno José Serra fiou em segundo lugar, com apenas 29,61%, seguido de Marina Silva, com 20,45%. O PSDB apostava muito nos eleitores de São Paulo, visto que José Serra construiu toda a sua trajetória política neste estado, e acreditava ter o apoio ferrenho de seu povo.

2º turno para presidente

No segundo turno da disputa presidencial o cenário não se modificou. A candidata do PT ainda conseguiu um percentual de votos bastante superior ao de seu oponente. Enquanto que Dilma conquistou 57,58% dos eleitores da cidade de Barueri, Serra conseguiu 42,42% dos votos válidos.

Porém, no restante do estado, Serra fez mais votos. O percentual final do estado de São Paulo garantiu a Serra 54,05% dos votos válidos, frente a 45,95% de Dilma Rousseff – o que não pode ser considerado uma boa diferença, visto que o eleitorado paulista é mais tucano do que petista.

Governador

Mais uma vez Embu se opôs ao restante de seu estado na disputa para o governo de São Paulo. Três eram os principais candidatos que concorriam para governador: Geraldo Alckmin, do PSDB; Aloízio Mercadante, do PT; e Celso Russomanno, do PP. O candidato tucano conseguiu 50,63% dos votos e conseguiu se eleger logo no primeiro turno.

Contudo, em Embu esse não foi a vontade da maioria dos eleitores. A maioria dos eleitores que compareceu às urnas, ou seja, 45,81%, votaram no candidato do PT, Aloízio Mercadante para assumir o governo de São Paulo. O candidato Geraldo Alckmin ficou em segundo lugar, com 40,37% e em terceiro Celso Russomanno, com apenas 7,03%.

Pesquisar
Artigos Relacionados