Restaurant Week

links patrocinados

Restaurant Week

Restaurant Week

Um longo período para aproveitar e conhecer culinárias diferentes, restaurantes novos e tudo a preços mais camaradas do que o normal ganha cada vez mais espaço no Brasil após fazer sucesso no exterior. A Restaurant Week surgiu com objetivos de responsabilidade social, arrecadando donativos e recursos para entidades de caridade enquanto incentiva os clientes a conhecerem restaurantes novos e diferentes em sua própria cidade. São Paulo e outras capitais do Brasil já receberam diversas edições da Restaurant Week, cada vez mais com um número maior de restaurantes participantes.

Um dos maiores eventos gastronômicos de todo o mundo, a Restaurant Week ocorre em mais de 100 cidades em todo o planeta com o mesmo molde e objetivo: promover restaurantes da cidade enquanto promove a contribuição para instituições de caridade.

O preço dos almoços e dos jantares é estipulado em um acordo, o que permite aos clientes experimentar restaurantes que não conhecem por conta da barreira do preço. O incentivo à culinária nacional também é um dos focos do Restaurant Week, com restaurantes brasileiros ganhando destaque e divulgação.

Restaurant Week no Brasil

A Restaurant Week é responsável por mobilizar toda a cidade, com divulgação na mídia e até transporte especial em alguns casos. Assim, fica mais fácil para os participantes conhecerem restaurantes em partes da cidade que não conhecem. A divulgação forte dos restaurantes participantes é outro instrumento que facilita a “descoberta” destes estabelecimentos. E é um bom negócio para os donos de restaurantes, já que esta experiência durante a Restaurant Week pode dar origem a diversos clientes fiéis.

No Brasil

Cardapio Restaurant Week

A cidade de São Paulo foi a primeira do Brasil a receber a Restaurant Week, em 2009, abrangendo cerca de 200 restaurantes de toda a capital paulista. Esta era a quinta edição da Restaurant Week a nível global. Edição após edição, aumentavam o número de restaurantes participantes e de clientes envolvidos. Em 2012, o número de restaurantes participantes da Restaurant Week chegava a 280. No Brasil, as entidades beneficentes auxiliadas até hoje foram a Fundação Ação Criança, a Associação Comunitária Monte Azul e o Instituto Ayrton Senna. Os clientes são incentivados a reservar a parte que julgarem apropriada do pagamento às entidades beneficiadas.

Cidades brasileiras

Restaurant Week Belo Horizonte

No Brasil, a Restaurant Week acontece nas seguintes cidades: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Recife, Vitória, São Bernardo do Campo e Ribeirão Preto. Nos estados de São Paulo e Espírito Santo ocorre uma variedade de abrangência estadual em cidades selecionadas pela equipe organizadora. A natureza livre da Restaurant Week permite que qualquer pessoa possa criar o seu próprio projeto de Restaurant Week para a sua cidade, o que cria o prospecto de mais cidades brasileiras futuramente adotarem o evento.

História

A Restaurant Week nasceu em Nova York em 1992, com o objetivo de trazer mais negócios para os restaurantes nova-iorquinos. Desde então, ganhou corpo e transformou-se tradição na cidade e em diversas outras dos Estados Unidos. O conceito foi pensado por Tim Zagat, criador de um guia de restaurantes de Nova York, e o falecido Joe Baum, responsável por famosas casas como Windows on the World e a Rainbow Room. O sucesso foi tão grande que a semana teve que se estender e se transformar em mês, já que discorreu por quatro semanas.

Projeto Restaurant Week Atendimento Restaurant Week

Pesquisar