Renovação CNH

links patrocinados

Renovação CNH

Quando chega a data de aniversário que garante a maioridade de acordo com a legislação brasileira, os famosos 18 anos, os novos adultos passam a ter condições legais de entrarem com o processo para adquirirem a carteira nacional de habilitação (CNH). Mesmo depois de já ter passado pelos exames necessários, após um certo período de tempo os motoristas precisam fazer a renovação da CNH.

Mudanças necessárias

Por mais que já esteja no calendário anual que determina a exigência da renovação da carteira de motorista para continuar com a autorização para dirigir, o Departamento de Trânsito (Detran) estabelece que o interessado só pode entrar com o pedido de renovação quando estiver a um mês de vencer a CNH.

Com isso, não adianta se precipitar e tentar dar entrada no processo com antecedência. O motorista precisa respeitar as normas para que tenha o atendimento desejado e o serviço necessário. Ao mesmo tempo, quem foi habilitado antes de 1998 tem um diferencial a mais na hora de obter a sua primeira renovação.

Conforme modificações foram feitas na ementa dos conteúdos que devem ser ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), aqueles que não tiveram tais assuntos precisam se atualizar. No caso, a renovação precisa incluir aulas de Direção Defensiva e Primeiros Socorros, módulos incluídos recentemente no ensino.

Passo a passo

Quando todos os requisitos estiverem de acordo com as determinações do Detran, o motorista deve preencher um formulário disponível na internet e clicar no botão “confirmar”. Deve-se prestar atenção no endereço cadastrado para garantir que é o atual de residência.

Tendo isso feito, o motorista deve imprimir o formulário e assinar a “SSH – Solicitação de Serviço de Habilitação”. Na sequência, o motorista precisa pagar pelo serviço em alguma agência que receba o pagamento dentro do período de até oito dias depois da data de emissão da SSH.

Por fim, o motorista precisa comparecer a alguma das unidades de atendimento portando seus documentos pessoais e uma cópia de cada. Caso seja necessário tirar uma nova foto, isso será feito na própria unidade. Depois, o Detran envia por correio a CNH renovada ao endereço que foi cadastrado no sistema.

 

 

 

 

 

 

Confira mais informações sobre o CNH Social 2015 Espírito Santo: como se inscrever.

O que é o programa CNH Social

A CNH Social é um direito, garantido por lei, a quem deseja tirar a carteira de habilitação, mas não possui condições financeiras
Para retirar a CNH Social é necessário preencher alguns requisitos

Quem deseja ter uma Carteira Nacional de Habilitação para dirigir, mas não possui as condições financeiras necessárias para fazer, tem um direito garantido por lei para retirar o CNH Social 2015 Espírito Santo: como se inscrever. Diversos estados aderiram o programa, que se chama Projeto Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores.

Diversas profissões exigem a CNH, como entregador, motorista de ônibus ou caminhoneiro, por exemplo. Entretanto, para conseguir uma vaga no CNH Social 2015 Espírito Santo: como se inscrever é preciso preencher alguns requisitos mínimos.

Requisitos do CNH Social 2015 Espírito Santo: como se inscrever

Funcionando desde o ano de 2011, o projeto CNH Social 2015 Espírito Santo: como se inscrever tem o objetivo de formar pessoas para que elas possam conduzir carros, motos, ônibus e até caminhões, dependendo do nível da carta. O primeiro requisito para participar do projeto é ser morador fixo de alguma cidade do estado do Espírito Santo.

Outra obrigação para ser classificado para a CNH Social 2015 Espírito Santo: como se inscrever é que a família tenha uma renda bruta de no máximo dois salários mínimos. Além disso, ainda é preciso estar enquadrado em pelo menos um dos pontos: estar desempregado a pelo menos um ano, nunca ter trabalhado mas possuir Carteira de Trabalho no último ano, ser ex-presidiário, portador de alguma deficiência ou agricultor rural.

O primeiro requisito para fazer a CNH Social 2015 Espírito Santo é morar em alguma cidade do estado

Outras exigências

Na hora de fazer o cadastro na Internet do CNH Social 2015 Espírito Santo: como se inscrever, é preciso escolher apenas uma das opções citadas, mesmo que se enquadre em mais de uma. Entre os requisitos ainda está a exigência do candidato saber ler e escrever, ser maior de 18 anos de idade, ter Carteira de Trabalho e CPF, e não estar impedido de ter habilitação por alguma ação judicial.

O programa foi criado em 2011

Documentação do CNH Social 2015 Espírito Santo: como se inscrever

Mais de onze mil pessoas já foram beneficiadas pelo CNH Social 2015 Espírito Santo: como se inscrever no território capixaba, a maior parte delas moradoras da Grande Vitória. Entretanto, como há uma quantidade específica de vagas para cada ano, inicialmente é feita uma classificação dos candidatos e, caso sobrem vagas, ainda é feita uma 2° chamada.

Depois de ser aprovado, é preciso levar até a sede que atende sobre o CNH Social 2015 Espírito Santo: como se inscrever o original e uma cópia da carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência recente, carteira de trabalho, declaração de que sabe ler e escrever e outros documentos. Toda a lista está disponível no site oficial do projeto.

Mais de onze mil pessoas já foram beneficiadas pelo CNH Social

Pesquisar
Artigos Relacionados