Redução do IPI Para Eletrodomésticos

links patrocinados

Redução do IPI Para Eletrodomésticos

Redução do IPI Para Eletrodomésticos

O Governo Federal anunciou a redução do IPI para a linha branca de eletrodomésticos em abril do ano passado com o intuito de enfrentar a crise evitando o desaquecimento de vendas no mercado brasileiro. O IPI é o Imposto Sobre Produtos Industrializados, que recai neste caso em eletrodomésticos da linha branco, tais como fogões, tanquinhos, máquinas de lavar e geladeiras, produtos considerados essenciais nos lares brasileiros. Recentemente a presidenta Dilma Rousseff anunciou a prorrogação do prazo de redução do IPI para eletrodomésticos da linha branca. Acompanhe este artigo e saiba mais sobre essa medida anti crise.

Percentagem de redução do IPI para eletrodomésticos

Cada um dos itens que se enquadram na linha branca de eletrodomésticos recebeu uma percentagem de redução de IPI. No anúncio do governo federal as geladeiras tiveram desconto de alíquota de 5% a 15%, as máquinas de lavar de 10%, os tanquinhos de 0 a 10% e os fogões de 0 a 4%. É valido ressaltar que fogões e tanquinhos tiveram o IPI reduzido para zero durante toda a primeira fase do anuncio do governo. Além disso, o governo realizou a redução do IPI também para carros e caminhões cujas montadoras estão instaladas no Brasil e também para alguns produtos como laminados, lustres, luminárias, papel de parede e painéis de madeira.

Redução do IPI para eletrodomésticos teve prazo prolongado

Reducao de IPI para linha branca

A alíquota menor que incide sobre os produtos industrializados como os eletrodomésticos da linha branca faz até com que estoques tenham que ser reforçados. Isso por que muitos consumidores aproveitam os preços menores em tempo limitado para equipar a casa. A intenção governamental é realmente aquecer o mercado consumidor e garantir que o Brasil passe pela crise econômica mundial ainda com índices de crescimento de economia. Com a redução do IPI para os eletrodomésticos as vendas se aqueceram ainda mais e com receio de refreamento do mercado, o governo federal prorrogou o prazo da redução da alíquota.

Economia brasileira e redução do IPI

IPI reduzido para Eletrodomesticos

A redução do IPI para eletrodomésticos, veículos automotores e demais produtos surtiu resultado na economia brasileiro do ano passado. Os resultados não foram tão animadores, mas poderiam ser piores, segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Com a redução do IPI para eletrodomésticos e demais produtos a atividade industrial brasileira permaneceu em um cenário menos negativo que do que poderia estar sem as medidas do governo quanto às alíquotas. No ano passado a queda de produção foi apenas 0,6%, bem longo dos 2,6% que se esperava.

A volta do IPI para Eletrodomésticos

Reducao de IPI

O governo anunciou para o começo deste ano a volta da cobrança do Imposto Sobre Produtos Industrializados para linha branca de eletrodomésticos. No entanto, a volta da cobrança será normalizada de maneira gradativa, sobretudo para eletrodomésticos da linha branca que virem com selo de eficiência energética de avaliação A, isto, é com menor consumo de energia que os demais. Por exemplo, a alíquota do IPI para os fogões, que estava em 0 no começo, passará a ser de 4% nessa retomada de cobrança de impostos.

Reducao IPI 2013 Descontos em Eletrodomesticos

Pesquisar
Artigos Relacionados