Receita Federal Restituição

Receita Federal Restituição

Receita Federal Restituição

O que é a Restituição da Receita Federal

Depois de ter feito o envio de todos os documentos da declaração de renda anual, pessoas físicas e empresas ficam na expectativa para saber o resultado da restituição da Receita Federal .

A restituição é feita quando o contribuinte realizou um pagamento com o valor acima do necessário em seu caso para a Receita Federal durante a declaração do imposto de renda.

Alguns outros exemplos de pessoas que podem ter direito à restituição da Receita Federal são:

- Contribuintes com imposto retido na fonte por receberem mensalmente o desconto dos rendimentos em parcelas;
- Contribuinte que recebem renda do exterior;

- Dependendo da qualidade dos rendimentos do contribuinte, que podem ser tributáveis ou não tributáveis, ele também pode ter direito à restituição.

A organização da Restituição da Receita Federal

Restituicao Receita Federal

Depois de terem sido feitas as análises das declarações de renda recebidas pela Receita Federal, é a hora de começar a organizar a restituição dos contribuintes que tem direito a ela.

A distribuição da restituição é feita em diferentes fases durante os meses, sendo que o primeiro é feito no dia 15 de junho, e o último no dia 15 de dezembro. Os contribuintes que tiverem se programado e entregue a declaração do imposto de renda antes do prazo solicitado e os contribuintes com mais de 60 anos, tem prioridade nesse processo. Assim como proporcionalmente, quem deixou para entregar a declaração do imposto de renda na última hora, tem grandes possibilidades de receber a restituição só em dezembro, no último lote.

Informação

Restituicao Imposto de Renda

É importante por parte do contribuinte, que ele guarde com atenção e muito cuidado o número do protocolo de entrega da declaração de rendimentos. É com esse mesmo protocolo que ele poderá fazer o acompanhamento do status de sua declaração, e também da restituição.

Caso o contribuinte não receba em sua conta bancária os valores devidos da restituição por parte da Receita Federal, ele poderá recorrer ao sistema da Receita Federal utilizando o protocolo citado acima.

Financeiro organizado

Organizacao da Restituicao Receita Federal

Para os contribuintes que não se organizaram da maneira correta e caíram na malha fina, no caso de eles terem direito à restituição, o pagamento da mesma só será feito quando sua situação com a Receita Federal em relação à declaração de renda for regularizada e aprovada. E depois disso, a Receita tem o prazo de até cinco anos para fazer o pagamento para esses contribuintes.

É importante então fazer o acompanhamento completo de todo o processo da declaração do imposto de renda, para garantir que ela esteja totalmente regularizada, para aí sim começar a acompanhar as divulgações oficiais da restituição para os contribuintes que tem direito a recebê-la. Todos os lotes têm suas datas específicas, e para ficar ligado em todas as datas, os maiores portais de notícia tem o costume publicar tais datas.

Com esse artigo, é possível perceber, mais uma vez, que quem se antecipa e garante a entrega de documentos numa data que antecede o prazo final da entrega da declaração, tem benefícios até o final. O negócio é se programar!

Imposto Receita Federal Contribuicao Receita Federal

GD Star Rating
loading...
Receita Federal Restituição, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados