Receita Federal Consulta CPF

Receita Federal Consulta CPF

Receita Federal Consulta CPF

Sobre a Receita Federal Consulta CPF

Talvez você não saiba, mas a Receita Federal é o órgão responsável pela emissão do Cadastro de Pessoas Físicas, CPF. O número mais importante de identificação de um indivíduo salva todas as informações de cada contribuinte repassadas pela Receita. Por isso, o documento é necessário para a abertura de contas em bancos, para a realização de empréstimos e para diversas outras operações.

O CPF não é obrigatório. Porém, não ter este documento significa não ter acesso a muitos serviços. Isto porque o CPF é o documento auxiliar para a identificação do cidadão. Em certa medida, é até mais importante que o RG, já que este permite que a combinação de números seja a mesma, desde que a emissão seja feita em outro estado (por exemplo: uma pessoa de Santa Catarina pode ter o mesmo número de RG de alguém do Paraná).

Com o CPF isto não é possível. O número com 11 dígitos é pessoal, intransferível e único. E mesmo que seja emitida uma segunda via do documento, devido à perda do cartão, o número permanece o mesmo.

Os dígitos são definidos de acordo com alguns critérios. Os dois últimos número são dígitos verificadores, seguem um algoritmo de módulo 11 e são baseados nos outros números anteriores. O objetivo é que não haja erro de verificação.

O último número antes dos dígitos verificadores (ou seja, aquele que fica antes do traço) é relativo ao estado ao qual o documento foi emitido. Zero é Rio Grande do Sul; 1 é Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins; 2 é Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Acre e Rondônia; 3 é Ceará, Maranhão e Piauí; 4 é Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte; 5 é Bahia e Sergipe; 6 é Minas Gerais; 7 é Rio de Janeiro e Espírito Santo; 8 é São Paulo e 9 é Santa Catarina e Paraná.

E é justamente devido a esta exclusividade do número que o CPF foi escolhido para ser o documento que remete a pessoa diretamente para a Receita Federal. Assim, a Receita pode conferir alguns dados quando estiver em dúvidas sobre sonegação fiscal, Imposto de Renda, etc.

Receita Federal Consulta CPF

Pelo site da Receita é possível consultar a regularidade do CPF. Na consulta CPF, se existir algum tipo de pendência, referente a problemas na declaração ou outros, aparecerá no sistema. Se estiver tudo certo, a mensagem será a de que não há pendências.

Em qualquer dos casos, o comprovante do site pode ser impresso e ele vale como documento. Porém, em caso de problemas, é importante ir até a uma agência da Receita Federal e verificar o que é.

GD Star Rating
loading...
Receita Federal Consulta CPF, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados