Radar Móvel

links patrocinados

Radar Móvel

Radar Móvel

Em busca de um trânsito menos perigoso e de motoristas mais cuidadosos, foi instalado, no Brasil, o sistema de radares. Primeiramente, surgiram os radares fixos e, hoje, já estão sendo utilizados os modelos móveis.

Como funcionam os radares de trânsito?

O radar utilizado por órgãos de segurança no trânsito, na realidade é um sensor instalado no chão das avenidas que trabalham em sintonia com uma câmera e um flash instalados no local.

Os sensores localizados abaixo do asfalto detectam a presença do veículo em dois pontos distintos, calculando a distância entre os dois sinais e o tempo da passagem do veículo é possível resultar na velocidade do carro. Programado para uma analisar a velocidade máxima, o radar registra as informações do veículo que ultrapassar essa margem.

Assim que registrada a infração, a fotografia e os dados do veículo são repassados para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O órgão fica responsável, então, por comunicar ao motorista que ele foi multado.

Radar Movel no Brasil

Já o radar móvel , apresenta um funcionamento diferente do fixo. Ele utiliza um fenômeno físico, conhecido como Efeito Doppler. O radar envia um sinal de rádio na direção dos veículos que passam por ele e faz a captação do reflexo do sinal. A frequência que ele envia, retorna com uma frequência diferenciada, proporcional à velocidade. Com um sistema de informática é possível que o aparelho calcule rapidamente a frequência e descubra, assim, a velocidade do veículo.

Sinalização de radares

Modelos Radar Movel

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) derrubou a exigência de placas informativas sobre a existência de radar móvel e fixo nas vias urbanas e rodovias nacionais. Por outro lado, os equipamentos devem estar posicionados em locais com visibilidade para os motoristas que passarem por essas vias.

Para que um radar possa ser instalado ou fixado provisoriamente é necessário que exista, no local, placas de velocidades máximas. Porém, em relação às rodovias, não é obrigatório o uso das placas, pois valem os limites estipulados pelo Código Brasileiro de Trânsito.

Para que servem os radares móveis?

Radares moveis

Os radares móveis atuam da mesma forma que os fixos, entretanto são utilizados apenas em casos específicos e pontuais. Ou seja, ao contrário dos aparelhos fixos, que são utilizados para fiscalizar permanentemente uma via, os radares móveis visam às exceções, como: obras na pista e operações especiais da polícia. Geralmente, são utilizados quando nota-se a necessidade de uma fiscalização eficiente e imediata. Neste sentido, os radares móveis atuam em parceria com os fixos.

Ao contrário do que os críticos de plantão afirmam, os aparelhos que medem a velocidade dos veículos não são utilizados para arrecadar dinheiro da sociedade, mas, sim, para garantir a segurança no trânsito.

Radares dividem opiniões

A utilização desses equipamentos de controle de velocidade divide opiniões dos brasileiros. Por um lado, há pessoas que concordem com os Órgãos de Trânsito, afirmando que a fiscalização deve ser constante para que os números de acidentes sejam reduzidos nas estradas nacionais. Por outro lado, há aqueles que enxergam os radares como uma forma de lucrar em cima da sociedade. Para estes, a melhor solução não seria punir os infratores, mas criar políticas educativas para conscientizar a população.

Corretos ou não, pesquisas apontam, em diversos estados brasileiros, a diminuição significativa de acidentes de trânsito em locais fiscalizados.

Equipamentos de radar Novidades de Radar Movel

Pesquisar