Quando desmontar a árvore de Natal

links patrocinados

Quando desmontar a árvore de Natal

Na decoração de Natal, podemos deixar a criatividade correr solta. Contudo, um item é indispensável: a árvore de Natal. Decorada com vários acessórios, como sinos, laços e bolas coloridas, a árvore de Natal é uma tradição em todo o mundo, sendo utilizada em todos os países que comemoram a data.

Não sabemos, com exatidão, quando a árvore de Natal começou a ser utilizada no mundo. Entretanto, sabemos que a tradição existe há pelo menos cinco séculos. Boa parte dos pesquisadores sobre o assunto concorda que a tradição teve início na Alemanha, durante o século XVI, e seu “inventor” pode ter sido uma pessoa ilustre: Martinho Lutero, figura central no período que ficou conhecido como Reforma Protestante.

A primeira árvore de Natal

Quando desmontar a árvore de Natal Confira Quando desmontar a árvore de Natal

Considerando o consenso, Martinho Lutero inventou a árvore de Natal quase por acaso. Em uma noite, quando caminhava em uma floresta, Lutero teria ficado impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos com neve. As estrelas, no fundo da paisagem, criavam um cenário belíssimo.

Conheça Quando desmontar a árvore de Natal

Confira mais

Quando voltou para casa, Martinho Lutero quis reproduzir, em uma maquete, aquele belo cenário que acabara de ver. Com galhos e acessórios como velas e algodão, Lutero criou a primeira árvore de Natal de que se tem notícia. A ideia fez muito sucesso entre os amigos de Lutero, que começaram a fazer suas próprias versões da árvore de Natal em casa. Durante o período da colonização, imigrantes da Alemanha trouxeram consigo a tradição, e a árvore de Natal chegou às Américas. Por isso, apesar de passarmos o Natal no verão, a árvore geralmente é decorada com itens que lembram a neve.

Saiba Quando desmontar a árvore de Natal

O significado da árvore

Século após século, a árvore de Natal foi recebendo significados diferentes, que se adequam às culturas locais que a utilizam. Nos Estados Unidos, por exemplo, a época de Natal coincide com o inverno, período no qual as árvores das ruas estão quase sem folhas. Por isso, a árvore de Natal, no país, tem um significado de ressurgimento da vida, estando em contraste com as árvores aparentemente mortas da rua.

No Brasil, além de item decorativo, a árvore simboliza o período de confraternização do Natal. Quase sempre, a montagem da árvore de Natal é um evento que reúne pais e filhos que, juntos, embelezam a árvore para as festas.

As dimensões da árvore de Natal não têm muita importância. Sejam grandes ou pequenas, o importante é que elas transmitam o espírito do período. Hoje, não é raro que as pessoas façam árvores com produtos diferentes, como pedaços de madeira, frutas e até livros. No final das contas, o importante é que a árvore seja bonito e transmita a alegria do Natal.

Quando desmontar a árvore de Natal - saiba mais

Desmontando a árvore de Natal

Seguindo a tradição cristã, a árvore de Natal deve começar a ser montada a partir do dia 30 de novembro. Já para a desmontagem da árvore de Natal, se seguirmos as tradições cristãs, o dia escolhido deve ser 6 de janeiro, data em que se comemora do Dia de Reis.

Pesquisar
Artigos Relacionados