QR Code: o que é e como funciona

links patrocinados

QR Code: o que é e como funciona

A história breve do QR Code

A primeira aparição de um QR Code aconteceu em 1999 no Japão, mas seu reconhecimento aconteceu apenas em 2000. Sua primeira utilidade foi a catalogação de peças de automóveis no Japão. Atualmente, muitas empresas utilizam este código de barras bidimensional para controlar seus estoques, tanto no setor industrial quanto no comércio.
Com o tempo o QR Code passou a ser utilizado para outras funções e a empresa desenvolvedora, a Denso Wave, liberou a utilização por qualquer outra empresa, abrindo mão da patente do produto.

O que é o QR Code

QR Code: o que é e como funciona QR Code

QR Code é um código bidimensional feito a partir de diversas informações que podem significar muitas coisas. Cada parte do código representa uma parte da informação e a utilidade deste código é tão grande que muitas empresas de tecnologia desenvolvem estes códigos de diversas maneiras para ganhar mais clientes no mundo inteiro.

Basicamente, um QR Code é tão simples que, mesmo que ele esteja pela metade ou danificado, é possível fazer a leitura dele. Assim, fica muito mais fácil para as empresas confeccionarem códigos QR, já que a qualidade da imagem não precisa ser alta.

QR Code: o que é

Como funciona o QR Code

Muitas pessoas utilizam o QR Code, mas não sabem nem o que é e como funciona o QR Code. Por isso, exemplificamos o processo para a utilização desta facilidade, desde o momento em que ela é criada até a leitura por nós.
Para criar um QR Code a empresa precisa definir que tipo de informações quer divulgar por meio dele: URLs de sites, informações sobre um produto, contatos de telefone, endereços de e-mail, entre outros. Por meio da tecnologia binária e algorítimos de informática o código é criado. A leitura do código pode ser feita por meio de câmeras de celulares, smartphones, tablets e outros equipamentos eletrônicos que possuam câmera.
Depois de ler o código, o celular ou smartphone irá direcionar para uma página ou para a informação. Ou seja, o QR Code pode ser útil para divulgação de informações.

QR Code:  como funciona

Todos pode criar um QR Code?

Como a empresa desenvolvedora do QR, a Denso Wave, abriu mão da patente do produto, qualquer pessoa ou empresa pode criar, desenvolver e utilizar os códigos QR como bem entender. Apenas o nome “QR Code” é uma marca registrada da empresa e deve ser usado com cautela por outras empresas.

QR Code: o que é e como funciona - saiba mais

Outras curiosidades

No Brasil, a primeira aparição de um QR Code se deu apenas em 2007 em um comercial da Fast Shop. Ou seja, foram necessários quase oito anos para que a tecnologia chegasse ao país. Depois da Fast Shop, diversas outras empresas brasileiras passaram a usar o código QR para campanhas publicitárias, divulgar conteúdos exclusivos e promover seus produtos.
Não se pode dizer que o QR Code vá se tornar o principal meio para divulgação de informações. Mas a facilidade e a simplicidade para se produzir um código QR bidimensional faz com que ele seja a forma mais fácil para dividir informações com o resto do mundo.

Pesquisar
Artigos Relacionados