QNESC Química Nova na Escola Tratamento de Esgoto

links patrocinados

QNESC Química Nova na Escola Tratamento de Esgoto

QNESC – Química Nova na Escola – Tratamento de Esgoto

A química é uma das matérias dadas no Ensino Médio, de muita importância para o conhecimento e também requisito para o vestibular. Pensando em ajudar os alunos e professores durante o processo de aprendizagem, surgiu a revista QNESC – Química Nova na Escola.

Sobre a QNESC

A QNESC é uma revista disponibilizada a cada três meses e que traz matérias e conteúdos de química. A revista é feita desde no ano de 1995 por professores e especialistas da Sociedade Brasileira de Química – SBQ, mesma entidade que mantém as publicações da revista Química Nova e do Journal of the Brazilian Chemical Society.

Público-Alvo

QNESC

A revista Química Nova na Escola tem os professores como o principal público-alvo de suas publicações trimestrais. Para receber, o docente deve se tornar sócio da Sociedade Brasileira de Química e se candidatar para adquirir a revista. A QNESC é gratuita e é entregue na casa do assinante.

A atividade de ajudar o professor, automaticamente se reflete no aprendizado dos alunos. A QNESC auxilia na aplicação das metodologias de ensino, mostrando caminhos alternativos e mais dinâmicos de se ensinar e aprender a matéria.

Entre os temas principais que a revista já ofereceu em suas edições estão o biodiesel, petróleo, modelos atômicos, cromatografia, ácidos e bases, a pedagogia de química nas escolas ibero-americanas, radioatividade, experimentos com osmose, teoria atômica, a química dos aromas, moléculas biológicas, produtos tóxicos e muitos outros assuntos.

QNESC – Tratamento de Esgoto

Tratamento de esgoto

Em uma das edições da revista QNESC o assunto retratado foi os processos do Tratamento de Esgoto. O artigo foi escrito pelos autores José Roberto Guimarães e Edson Aparecido Abdul Nour na revista cujo tema da edição era Química Ambiental. Os outros temas de artigos eram a evolução da atmosfera terrestre, os desafios do lixo, as águas do planeta Terra, química atmosférica e introdução à química ambiental.

No texto sobre o tratamento do esgoto da QNESC, os professores encontram informações relevantes sobre a teoria do tratamento de esgoto, com dados oficiais. Logo após, está uma explicação sobre os processos biológicos do tratamento, com imagens, gráficos, esquemas e todas as fórmulas essenciais descritas.

O título do texto é “Tratando nossos esgotos: processos que imitam a natureza” e também traz informações sobre reações biológicas, geração de energia decorrente das reações químicas, formas reduzidas e oxidadas do nitrogênio, transformações da matéria, o processo de biodegradação, o processo físico-químico e também sobre a legislação ambiental.

Site QNESC

Site da QNESC

Além de o professor poder receber o exemplar em casa, a Sociedade Brasileira de Química disponibiliza todos os exemplares da revista desde 1995 na página oficial da revista na Internet. Todos os artigos são disponibilizados no formato PDF e podem ser baixados ou lidos na plataforma online.

A ferramenta se torna bem interessantes para os alunos, que podem ter acesso à revista gratuitamente no site. A QNESC acaba constituindo-se em mais uma ferramenta de estudo para os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que buscam tirar suas dúvidas sobre determinados assuntos, adquirir conhecimento e também ser aprovados nos vestibulares.

Quimica nova na escola O que e QNESC

Pesquisar
Artigos Relacionados