Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda

Sobre a Publicidade e Propaganda

Duas áreas bastante importantes dentro do campo da Comunicação Social são a Publicidade e a Propaganda. Embora os termos sejam diferentes, eles designam quase as mesmas tarefas e o erro que há na diferenciação se dá por causa das traduções das palavras originais inglesas.

Para isso, o Conselho Executivo de Normas Padrão (CENP), órgão responsável pela normatização da atividade publicitária no país, considera os dois termos em questão como se sinônimos. As pequenas diferenças entre os termos para o instituto mencionado não fazem muita diferença, pois eles caracterizam as relações comerciais entre as empresas, as agências e os veículos de comunicação.

Publicidade

Por exemplo, a Publicidade se caracteriza por ser uma atividade profissional mais voltada à difusão de idéias para o público em geral e que está associada a algumas empresas, produtos e até mesmo serviços. Trata-se, especificamente, de uma propaganda comercial.

Propaganda

Já a Propaganda visa divulgar o produto em questão, diferentemente da Publicidade, cujo principal objetivo é vender o produto. Esse termo é mais utilizado quando a veiculação de determinada propaganda na mídia é paga. Característica esta que a difere da publicidade, onde é feita a veiculação espontânea.

Desconsiderando aqui as diferenças dos termos, vale ressaltar que esta área é uma das que mais cresce em todo o país e é uma das mais concorridas nos dias de hoje. Os cursos superiores de Publicidade e Propaganda atraem cada vez mais pessoas e tem como objetivo mesclar a prática com a teoria.

Num curso superior de Publicidade e Propaganda, por exemplo, as matérias mais estudadas são: Língua Portuguesa e Idiomas; Redação Publicitária; Economia; Computação Gráfica; Fundamentos do Marketing; Fotografia; Diagramação; e Redação. O salário inicial de um profissional formado é de, aproximadamente, R$ 2.500.

GD Star Rating
loading...
Publicidade e Propaganda, Nota: 4.0 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados