Prova do Detran

Prova do Detran

Prova do Detran

Processo de habilitação para dirigir

O Brasil é um país motorizado. As grandes metrópoles já apresentam congestionamentos gigantescos e a tendência é de que, cada vez mais, as ruas e avenidas do país fiquem superlotadas. Tudo isso acontece porque todo ano cresce o número de pessoas habilitadas para dirigir no país. Mesmo com os altos custos de um processo de habilitação, as pessoas preferem tirar a carteira de motorista para fugir da necessidade de utilizar um sistema de transporte coletivo falho, com muitos riscos e com qualidade duvidosa.
Além disso, o conforto de ter o próprio meio de locomoção (aqui leia-se carro) motiva as pessoas a iniciar o processo de habilitação e tirar a tão sonhada carteira de motorista. No entanto, não basta apenas o desejo de ser um motorista habilitado: é preciso passar por um processo rígido que envolve duas provas (se quiser tirar carteira de moto junto há mais provas) do Detran.

Prova teórica do Detran

A primeira prova a ser feita é a prova teórica do Detran. Esta prova é realizada após o período de aulas teóricas, após o psicotécnico e outros testes. Todo o conteúdo aprendido nas salas das autoescolas é abordado nesta primeira prova teórica que é realizada no próprio Detran, em salas equipadas com computadores para cada aluno.
A prova teórica do Detran é constituída de 30 questões de múltipla escolha e o tempo para resolver estas questões é de 40 minutos. O tempo é controlado digitalmente, assim que o aluno inicia a prova no seu computador no Detran. É necessário ter um aproveitamento de mais de 70% das questões, ou seja, 21 acertos. Se a pessoa for aprovada no teste teórico, poderá marcar as aulas práticas e partir para a segunda parte do seu processo de habilitação.

Prova prática do Detran

Depois de passar pela prova teórica do Detran, o aluno precisa realizar as aulas práticas. É importante ressaltar que a legislação exige aulas noturnas, o que não acontece necessariamente, pois, se o aluno fizer aulas as 18 horas no horário de verão, não fará nenhuma aula durante a noite.
Ao fim das aulas práticas, o aluno precisará realizar a prova prática, realizada no Detran e seus arredores. A prova prática de carro consiste na realização da baliza (estacionar o carro em vagas horizontais, ou seja, a 180 graus em relação ao meio-fio) e uma volta no bairro ao redor do Detran. Nesta volta, o examinador irá avaliar seus reflexos, o respeito às placas, entre outras coisas. No caso da baliza, o tempo máximo é de cinco minutos e há três tentativas. O aluno será aprovado de acordo com a avaliação do examinador.
Na prova de moto não há baliza. Haverá um circuito com obstáculos e o aluno terá que cumprir num tempo predeterminado. As regras também são as mesmas das aulas práticas feitas na autoescola.

Real significado das provas do Detran

As provas do Detran possuem um significado didático para avaliar o que o aluno aprendeu na autoescola. No entanto, o que o Detran quer é formar motoristas mais conscientes. É por isso que tanta gente reprova nos testes: falta um pouco de consciência situacional. São reprovados pelo Detran, pois estes indivíduos são os próximos motoristas e isso pode aumentar o número de acidentes nas cidades. Se você está no seu processo de habilitação, leve-o a sério.

GD Star Rating
loading...
Prova do Detran, Nota: 4.2 de 5 com 29 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados