Pronatec: cursos gratuitos para a Copa 2014

links patrocinados

Pronatec: cursos gratuitos para a Copa 2014

O Pronatec (sigla para Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado em 2011, pelo Governo Federal, com o objetivo de expandir e democratizar a oferta de cursos profissionalizantes e técnicos para jovens de todo o país. Grande parte dos cursos oferecidos através do Pronatec é voltada para quem está no Ensino Médio ou já o concluiu, apesar de também existirem cursos disponíveis para quem completou apenas o Ensino Fundamental. O Pronatec oferece tanto cursos presenciais como à distância.

O objetivo maior do sistema é complementar o Ensino Médio, oferecendo formação profissional paralela aos estudos convencionais. Desta maneira, o Pronatec aumenta de maneira considerável as chances de que os jovens se posicionem no mercado de trabalho após a conclusão do Ensino Médio. Devido a seu caráter social, o sistema prioriza aqueles jovens que estão nas chamadas condições de vulnerabilidade social.

Características do Pronatec

Pronatec: cursos gratuitos para a Copa 2014 Conheça o Pronatec: cursos gratuitos para a Copa 2014

Pronatec funciona a partir de dois eixos principais: as instituições ofertantes e as instituições demandantes. As ofertas são aquelas que, de fato, disponibilizam os cursos para os alunos. No Brasil, o Sistema S (Senai, Senac etc) é o principal responsável pela oferta de cursos. As demandantes, por sua vez, são as instituições que fazem a seleção e encaminhamento dos candidatos. Elas podem ser, por exemplo, o Ministério da Justiça, as secretarias estaduais de ensino e várias outras.

O Pronatec oferece vagas periódicas em todo o território nacional. Pensando na grande demanda de profissionais durante a realização da Copa do Mundo de 2014, o Pronatec está oferecendo vários cursos relacionados ao evento. Confira, abaixo, alguns dos cursos do Pronatec para a Copa do Mundo de 2014.

Pronatec: cursos gratuitos

Cursos para a Copa de 2014

A demanda por vagas durante a Copa do Mundo de 2014 é tão grande que o Pronatec desenvolveu uma página exclusiva para estas vagas, a Pronatec Copa. Afinal, serão necessários profissionais nas áreas mais variadas, como hotelaria, restaurantes, turismo e muitas outras.

Dentre os cursos oferecidos pelo Pronatec para a Copa de 2014 estão os de cozinheiro, bartender, atendente de lanchonete, sushiman, pizzaiolo, organizador de eventos e muitos outros. A relação completas de cursos oferecidos pode ser encontrada na página do Pronatec Copa.

Cursos gratuitos para a Copa 2014

Disponibilidade

Embora os jogos da Copa aconteçam em apenas doze cidades brasileiras, o Pronatec está oferecendo vagas em 120 municípios, considerando a distância entre eles e as cidades-sede. Para conferir em quais cidades acontecerão os cursos, selecione seu estado na página oficial do sistema. Algumas cidades, embora não estejam tão próximas das sedes da Copa, foram escolhidas devido a seu alto potencial turístico.

Pronatec

Inscrições

Se você está em alguma das cidades listadas na relação de cursos do Pronatec para a Copa de 2014, ou tem disponibilidade para ir até o local, é possível realizar uma pré-matrícula no curso desejado. Depois, o candidato receberá uma carta de encaminhamento, para que confirme sua matrícula na instituição de ensino indicada. Cada curso possui uma data diferente para o início das aulas, portanto, é preciso ficar muito atento aos prazos no ato de inscrição.

Pesquisar