Programa Acadêmico Bolsista

links patrocinados

Programa Acadêmico Bolsista

Programa Acadêmico Bolsista

Sobre o Acadêmico Bolsista

Ser formado em um curso de ensino superior é essencial para aquelas pessoas que querem ter uma carreira de sucesso e subir na vida através dos seus próprios esforços. Mas infelizmente nem todo mundo consegue ingressar em faculdades e universidades públicas, já que o número de vagas disponíveis neste tipo de instituição geralmente são limitadas e acabam não atendendo à grande parte da população brasileira. Já quem consegue ingressar nos cursos de ensino superior, sejam eles de universidades públicas ou particulares, nem sempre conseguem concluir a graduação por ter que trabalhar para se manter.

Por conta disso, o governo brasileiro vem implantando algumas estratégias para que o ensino superior seja cada vez mais acessível aos estudantes brasileiros. Uma dessas estratégias é o sistema conhecido como Acadêmico Bolsista, que dá bolsas auxílio de variados valores para que os estudantes possam se dedicar integralmente aos estudos e assim conseguir concluir o ensino superior.

Sobre o Programa Acadêmico Bolsista

O Acadêmico Bolsista é um sistema que foi criado pelo Ministério da Educação em parceria com as faculdades e universidades que atuam em território brasileiro. Através deste sistema, são oferecidas bolsas que auxiliem os estudantes que se destacarem de alguma forma dentro do seu curso e na instituição de ensino superior.

O programa Acadêmico Bolsista concede bolsas auxílio tanto para estudantes que estão cursando a graduação, como também para aqueles que estão realizando algum curso de pós-graduação em instituições de ensino superior.

Objetivo do programa Acadêmico Bolsista

O principal objetivo da concessão dessas bolsas do programa Acadêmico Bolsista é que o estudante possa se dedicar integralmente aos estudos, participante de atividades e pesquisas que agreguem mais conhecimento à sua vida profissional.

Mas é importante lembrar que nem todas as instituições de ensino superior particulares são credenciadas ao programa Acadêmico Bolsista. Por isso, se você deseja fazer parte do programa, primeiro precisa saber se a faculdade ou universidade em que você estuda ou pretende estudar está credenciada a este sistema.

Para tentar concorrer a uma bolsa do Acadêmico Bolsista, é preciso que o estudante atenda a uma série de exigências. Ele não pode, por exemplo, ter vínculo empregatício, participar de projetos de extensão, ter boas notas em todas as matérias, entre outras.

 

cadêmico

Acadêmico

Sobre o Acadêmico

Quando recebe-se um grau acadêmico, significa que a pessoa conseguiu concluir com proeza todas as etapas de um determinado curso ou graduação de ensino superior. A instituição de ensino superior é onde está organizada os cursos e matérias referente a graduação, de maneira autônoma, e quem é responsável pela entrega do grau acadêmico.

A ideia hoje que temos de universidade e grau acadêmico surge ainda na idade média, quando na Europa existia a universidade medieval. Juntamente om a expansão mundial e forte influência que a Europa exerceu no anos de navegação, o mundo foi conhecendo o sistema que hoje é comum nos países ocidentais.

Graus utilizados nos dias atuais como por exemplo de bacharel, licenciatura, mestrado e doutorado, eram as mesmas utilizados na universidade medieval pelas antigas universidade europeias. Assim, acabou-se por difundir nas mais diversas partes do planeta essa forma de título.

Universidade Medieval

As ditas Universidades medievais começaram a surgir nos ditames do Renascimento do Século XII, pelo ano de 1150. Elas exerceram forte influência na forma que conhecemos até hoje sobre instituição de ensino superior. Naquela época já se utilizavam os espaços da universidade não apenas para ministrar aulas, mas também para a elaboração de pesquisas e produção do conhecimento.

Devido a forte influência que as universidades sofriam do clero da igreja e do poder real, as instituições antes dessa época eram muito contestadas, sendo que muitos não davam tanta importância para as mesmas. Com a chegada do movimento político-cultural do Renascimento, começou-se a indagar sobre a forma de conduzir as instituições de ensino.

Renascimento

Consiste em uma série de transformações políticas, sociais, econômicas e principalmente culturais, ocorridas pela Europa Ocidental, o Renascimento do século XII. As consequências da explosão cultural deste ressurgimento de modo de pensar, veio através de variadas causas, entre elas uma nova ideia de vida urbana, onde pessoas deixavam cada vez mais o campo para se amontoarem entre os castelos e mosteiros, a volta do comércio e em consequência o surgimento de um novo grupo social chamado de burgueses, o movimento das Cruzadas, entre outras.

Primeiras Universidades da Europa

Nesse contexto, surge então as primeiras universidades europeias. Os países pioneiros foram Itália e França, que fundaram instituições para ministrar aulas de direito, medicina e teologia. Entre as matérias de estudo estava uma boa dose de artes preparatórias, ou chamadas de artes liberais, além ainda de matérias como retórica e lógica para ajudar na formação de novas mentes pensantes.

GD Star Rating
loading...
Programa Acadêmico Bolsista, Nota: 1.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados