Proclamação da Republica

links patrocinados

Proclamação da Republica

Proclamação da Republica

Muitos feriados do Brasil têm origem na história do país, pois representam datas importantes para que a nação fosse constituída da maneira como a conhecemos hoje. Por isso, além de tirar um dia de folga, o feriado vale como uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a formação do nosso país e quais personagens foram essenciais para esse processo.

Ato de sucesso

O principal feriado do mês de novembro, no sentido histórico, é o da Proclamação da República, que é celebrado no dia 15. Essa mudança na condição política do país aconteceu em 1889 e foi um levante político-militar que permitiu tal reconstituição.

A partir do momento em que esse episódio aconteceu, o Brasil passou a ter uma forma republicana federativa presidencialista, condição que determina o sistema político vigente. Até então, o sistema era em forma de monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil. A mudança no sistema vigente acabou com o Império de D. Pedro II, membro da família real portuguesa que colonizou o Brasil.

O golpe fez com que fosse necessária a instauração de um governo provisório comandado pelo marechal Deodoro da Fonseca como presidente provisório, junto ao marechal Floriano Peixoto como vice. Os ministros eram Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk.

Tentativas de revolução

Outros movimentos brasileiros anteriores ao ato de 15 de novembro também buscaram pela Proclamação da República, mas não foram tão bem sucedidos. O primeiro deles foi a Inconfidência Mineira, entre 1788 e 1789, que exigiam independência da colônia e uma república de Minas Gerais.

Em 1824 foram criados movimentos independentes na região nordeste que lutavam pela independência, sendo que um dos principais destes foi a Confederação do Equador, e todos também defendiam a necessidade de uma República. Por fim, em 1839, seguindo a movimentação da Revolução Farroupilha, foram proclamadas as Repúblicas do Rio Grande e a Juliana, respectivas ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina.

A República Federativa Presidencialista continua sendo o sistema político vigente no Brasil e por isso é importante entender o que isso significa. Vale consultar livros de história para compreender melhor esse episódio do Brasil.

 

Calendário de feriados 2012

Calendário de feriados 2012

O ano mal começa e o brasileiro já está de olho no calendário para ver quando é o próximo feriado. Na realidade, todos dizem que o ano só começa depois do carnaval, já que é o maior feriado prolongado existente em nosso país e também que sempre acontece no mês de fevereiro. Assim que volta das férias de final de ano, aqueles que podem já começam a planejar a viagem do carnaval.

Além do carnaval, o Brasil terá vários feriados neste 2012. Comparado ao ano passado, serão duas datas de folga a mais. No dia 26 de dezembro de 2011 o calendário oficial deste ano foi publicado no Diário Oficial da União. Somando todos serão 16 datas onde os brasileiros poderão descansar – duas a mais do que no ano passado.

Exemplos das duas datas a mais são o Natal e Ano Novo, que em 2011 caíram no final de semana. Já em 2012 – por ser ano bissexto – esses feriados cairão na terça-feira, convertendo-se em feriado prolongado para a maioria dos trabalhadores.

Veja abaixo a lista com as datas dos feriados considerados nacionais e os considerados facultativos.

Datas dos feriados de 2012

O ano de 2012 começou com o feriado do dia 1º de janeiro, Confraternização Universal, caindo num domingo. Na segunda o feriado foi facultativo. Já o tão esperado carnaval cai no dia 21 de fevereiro, terça-feira, mas geralmente as empresas emendam de sexta até quarta pela manhã, mas esse ponto é facultativo. A sexta-feira da Paixão de Cristo, que antecede a Páscoa, cai no dia 6 de abril.

O feriado de Tiradentes deste ano cairá num sábado, mas o Dia Mundial do Trabalho será na terça-feira, 1º de maio. No dia 7 de junho, quinta-feira, é feriado de Corpus Christi. Depois temos feriados apenas em setembro, no dia 7, onde se comemora a independência do Brasil. Em outubro comemora-se o dia de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12, sexta-feira.

Ainda em outubro, no dia 28, um domingo, comemora-se o Dia do Servidor Público, e no 2 de novembro, sexta-feira, o feriado de Finados. Dia 15 do mesmo mês é o momento de celebrar a Proclamação da República, que cai na quinta-feira. No dia 24 de dezembro temos a véspera de Natal, na segunda; dia 25, Natal, cai na terça e a véspera de Ano Novo e o Ano Novo também caem nestes dias da semana, respectivamente.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados