Principais poetas brasileiros

links patrocinados

Principais poetas brasileiros

O Brasil é um país repleto de talentos em todas as áreas. Existem vários brasileiros famosos devido a seus dons no esporte, na dramaturgia, na política e também nas artes. O país é muito conhecido em decorrência dos seus incríveis escritores. Entre eles estão os poetas brasileiros, que escrevam poemas que foram eternizados e, até hoje, são lembrados. No entanto, não são todas as pessoas que conhecem os principais poetas brasileiros, mesmo com todas as suas obras e publicidade. Seus poemas são lidos nas escolas e estudados nas faculdades, mas vários brasileiros desconhecem a sua existência. Confira quais são os principais poetas brasileiros e procure por suas obras.

Quem são os principais poetas brasileiros

Principais poetas brasileiros Conheça os Principais poetas brasileiros

Entre os principais poetas brasileiros está Mario Quintana. Ele é um dos imortais, título que conquistou depois de três rejeições da Academia Brasileira de Letras. Seus poemas são recitados até hoje e suas obras são estudas e até mesmo solicitadas em concursos para entrar em universidades, sendo um dos poetas mais importantes do país. Outro que faz da lista dos principais poetas brasileiros é Mário de Andrade. Além de poeta, ele também era historiador, romancista, crítico de arte, musicólogo e fotógrafo. Mário de Andrade é considerado um dos fundadores da poesia moderna no Brasil, quando publicou a sua obra Paulicéia Desvairada.

Poetas brasileiros

Nomes que fizeram história

Outro grande nome que figura entre os principais poetas brasileiros é Castro Alves. Ele é um dos mais famosos e renomados nomes da poesia no Brasil, e sua fama se deu em decorrência de suas obras que falavam abertamente sobre a sua defesa na abolição da escravidão. A sua importância é tanta que o Dia Nacional da Poesia é comemorado em seu aniversário, 14 de março. Augusto dos Anjos também é um dos principais poetas brasileiros. Ele já foi considerado pelos críticos como um poeta parnasiano; por outros, simbolista; e mais tarde, alguns dizem que é pré-modernista, devido as características do expressionismo em suas obras.

Poetas no Brasil

Poetas eternizados em suas obras

Cecília Meireles também faz parte desta lista. Além de uma excelente poetisa, ela também foi professora, pintora e jornalista. Ela é uma das mais importantes poetisas da literatura nacional, e suas obras estão presentes em escolas e universidades. Outro que está na lista dos principais poetas brasileiros é Olavo Bilac, que é um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Ele foi poeta e também jornalista, e doou parte da sua vida para se dedicar as obras infantis. Nesta lista também não se pode deixar de citar Cora Coralina, uma das principais contistas e poetisas do país, sendo que sua obra foi publicada quando ela tinha 76 anos.

Poetas mais conhecidos

Conheça os principais poetas brasileiros

Ferreira Gullar aumenta a lista dos principais poetas brasileiros. Ele não é somente poeta, como também biógrafo, crítico, ensaísta e memorialista. Ferreira Lugar está entre aqueles que fundaram o neocroncretismo, e suas obras são muito estudadas. Para finalizar esta lista com nomes de peso, está Carlos Drummond de Andrade. Este mineiro, que se formou no curso de farmácia, é uma referência quando o assunto são poemas nacionais. Com muitas obras publicadas, Carlos Drummond de Andrade é conhecido no Brasil e no mundo, com poemas que fazem refletir. Procure pelas obras destes incríveis poetas, que estão em bibliotecas, livrarias e também em acervos virtuais.

Pesquisar
Artigos Relacionados