Principais personagens do folclore brasileiro

links patrocinados

Principais personagens do folclore brasileiro

A etimologia da palavra folclore é derivada do significado de “povo” e “conhecimento”. Assim, conhecer o povo sobre o qual se observa ou se trabalha, é perceber e registrar quais são seus costumes, qual a maneira que eles reagem em cada situação, e assim por diante.
A cultura que um povo acumula com o passar dos anos tem a ver com suas origens, suas histórias, e tudo que faz parte da vida dessas pessoas. Além da cultura presente na vida e na história de um povo, também faz parte dele sua tradição. Festas, comemorações e maneiras de agir nessas situações são bastante particulares em cada parte do país e do mundo. No Brasil, existem algumas histórias bastante tradicionais e que são contadas para as pessoas desde seus primeiros anos de vida. É o folclore brasileiro e seus personagens, que já fizeram parte de seriados, filmes e novelas produzidas aqui mesmo, no Brasil.

Principais personagens do folclore brasileiro

Principais personagens do folclore brasileiro Conheça os Principais personagens do folclore brasileiro

Os principais personagens do folclore brasileiro são esses:
Lobisomem, que aparece não só na cultura do folclore brasileiro como também em outras partes do mundo. Diz a lenda que essa espécie um dia foi um homem, que após ter sido atacado por um lobo durante um período de lua cheia começou a sofrer transformações de homem para lobo durante as noites de lua cheia. Já foram criados vários filmes e novelas que contam a história desse personagem.

Personagens do Folclore brasileiro

Saiba mais

O Boto, por sua vez, é exclusivo do Brasil. Diz a lenda que essa criatura surgiu na Amazônia, e durante o dia, sua aparência é a de um homem normal e muito bonito, que atrai várias mulheres para um rio, onde as engravida. Na calada da noite, esse mesmo homem volta para as águas do rio para se transformar novamente em um boto. Saci-Pererê é um personagem que ficou muito famoso no Brasil graças à obra literária Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Ele aparece como um garoto negro e sem uma perna, sempre com um capuz vermelho e um cachimbo na boca. Ele vive para fazer travessuras com todos, e dá muitas risadas com o resultado de suas traquinagens.

Folclore brasileiro

Durante a infância

Existem vários outros personagens que fazem parte do folclore brasileiro, e geralmente, o período em que as pessoas tem o primeiro contato com essas histórias, é durante a infância, em que o lúdico tem importância quase que essencial.
É nessa época que os educadores e a própria família deve apresentar à criança tais personagens e aproveitar para tornar essa infância mais divertida e cheia de mistérios, garantidos pelas histórias dos mitos brasileiros.

Cultura Brasileira

Preservação da cultura brasileira

A preservação da cultura brasileira e de suas tradições é feita dessa maneira: relembrando os personagens do folclore, apresentando eles às pessoas de fora, e fazendo releituras periódicas das obras existentes sobre o folclore do país, para que as histórias e lendas estejam sempre vivas nas histórias das pessoas que vivem no Brasil.

Pesquisar
Artigos Relacionados