Principais fontes renováveis de energia

links patrocinados

Principais fontes renováveis de energia

Hoje em dia podemos contar com diversas fontes para a energia. As fontes são divididas entre esgotáveis e renováveis, sendo que as mais utilizadas são que podem ser renovadas isso porque elas contribuem com a natureza, ou seja, elas reduzem os impactos com a natureza, de forma que contribuem para diminuir os desmatamentos e a poluição. Dessa forma são as principais fontes de energia em um momento em que a maior luta é para evitar o aquecimento global e diminuir a poluição. Veja quais são as principais fontes renováveis de energia.

Fontes renováveis de energia

Entre as principais fontes renováveis de energia está a hidráulica, é a energia que mais se usa no Brasil, isso porque o país é rico em água doce, e possui muitos rios. A energia que vem dá água é bastante potente e se represa-la ela é intensificada.

Principais fontes renováveis de energia Fontes renováveis

Por isso as usinas hidrelétricas contam com turbinas, que com a ajuda do gerador ligado na eletricidade produzem energia com as quedas d’ água. No entanto ao implantar a usina, são inevitáveis os danos a natureza quando ela estiver sendo construída, porém é uma das fontes consideradas limpas.
Outro tipo de energia é a fóssil aquele que se forma depois de séculos no subsolo, com a acumulação do material orgânico. Para gerar energia utilizando a fonte fóssil, a poluição é grande e que pode provocar maiores danos para a natureza.
No entanto quando se refere a gasolina e ao diesel que derivam do petróleo, não há como evitar. Isso também ocorre no caso do carvão mineral, porém o gás natural é uma das melhores opções quando se pensa em evitar a poluição.

Energia renovável

Fontes renováveis de energia que não agridem o meio ambiente

Uma das fontes renováveis é também é a energia solar, ela que é produzida por meio do sol, porém uma das menos utilizadas, já que é também uma das mais caras para se implantar. No entanto é uma das fontes limpas, que não causa danos no meio ambiente.

Teto solar- energia renovável

Como funciona

Ela funciona por meio da captação da radiação do sol que pode se transformar em eletricidade ou calor. A energia da biomassa está também entre as fontes renováveis, sendo que ela se gera com a decomposição do material orgânico. Por exemplo, o gás metano que tem sua produção para se tornar em energia.
A energia eólica é uma das mais conhecidas que também com pouca exploração é encontrada no vento. Para isso é preciso instalar hélices em espaços abertos para captação do vento e geração da energia.

Fontes de energia

Fontes de energia renováveis mais perigosas

Energia nuclear se gera a partir do urânio, um dos elementos químicos mais potentes em energia que se libera quando ele é desintegrado. Ela é muito usada nas usinas nucleares, e mesmo que não polua ela é bastante perigosa.
Outras energias que também se enquadram em fontes renováveis são a energia gravitacional e energia geotérmica. A geotérmica é encontrada na crosta da terra mais profundamente e também não é uma das mais utilizadas. A gravitacional acontece com a movimentação da água do oceano durante as marés.

Pesquisar
Artigos Relacionados