Principais fontes renováveis de energia

links patrocinados

Principais fontes renováveis de energia

O problema da energia no mundo

O mundo precisa de energia para continuar sobrevivendo. Esta é uma frase bem genérica, mas que resume bem a verdade no planeta atualmente. É fato que os seres humanos precisam de energia para sobreviver desde os primórdios, mas atualmente, mais do que nunca, o homem precisa descobrir novas fontes de energia, já que a maioria da energia consumida hoje não é renovável.

Confira mais

Principais fontes renováveis de energia Saiba as principais fontes renováveis de energia

Principal fonte de energia atualmente é o petróleo, que é utilizado em diversos ramos da indústria e na vida das pessoas, no seu dia a dia. O petróleo é uma fonte de energia esgotável, ou seja, algum dia todas as fontes deste bem irão se esgotar. Este futuro ainda está relativamente longe, porém é necessário que o ser humano pense em novos meios para obter energia e que esta energia possa ser renovável.

Fontes renováveis de energia

Principais fontes renováveis de energia atualmente

Há muitos tipos de energia renovável disponível para ser utilizada pelo homem. Algumas delas se destacam pela facilidade para serem produzidas e pelo custo mais baixo em relação a outras. A energia solar e a energia eólica são as principais. Ambas utilizam recursos que existem em abundância no planeta, dependendo da região, é claro.

Algumas das principais fontes renováveis de energia provém da agricultura, como é o caso do etanol e outros combustíveis feitos a partir do milho e do girassol. A energia elétrica é considerada uma fonte de energia renovável, já que utiliza a força das águas para ser produzida e não possui fonte esgotável como o petróleo, por exemplo.

Dicas das principais fontes renováveis de energia

Outras soluções relacionadas às principais fontes renováveis de energia

Além do fato de que as energias renováveis não terão um fim, a grande maioria delas é menos poluente do que as fontes esgotáveis de energia. A energia eólica, ou energia do vento, por exemplo, é gerada por meio da força que o vento imprime em torres com um tipo de hélice que gira e gera energia. Além de silenciosa, a geração de energia por meio eólico não é poluente do ar.
Os principais motivos para que a humanidade passe a utilizar novas fontes de energia são as consequências positivas que isso irá trazer para as novas gerações. É por este motivo que algumas empresas investem tanto na produção destas energias renováveis.

Principais fontes renováveis de energia - saiba mais

Principais entraves na produção de energia renovável

O custo que a produção de certos tipos de energias renováveis implica para uma empresa ou governo é o principal entrave para que elas sejam mais difundidas no mundo. Além disso, algumas destas fontes como a energia solar não produzem tanta energia que o carvão ou a fissão nuclear. Por isso, o custo alto acaba ofuscando o possível lucro com a produção destas energias.
Outros tipos como o etanol, são mais explorados pelo baixo custo de produção e o alto retorno financeiro. O Brasil é o principal produtor de etanol no mundo, o que o coloca em uma boa posição no cenário mundial dos países que mais investem em energias renováveis. O futuro demanda energias renováveis. Elas provavelmente estarão mais presentes na vida das pessoas em alguns anos.

Pesquisar
Artigos Relacionados