Principais escritores brasileiros

links patrocinados

Principais escritores brasileiros

O gosto pela leitura se dá em decorrência dos bons livros que lemos. Quando é história é envolvente e interessante, dá vontade de continuar lendo e não parar mais, até descobrir tudo que vai acontecer com os personagens. O Brasil conta com diversos ótimos escritores, que escreveram/escrevem obras que liberam o imaginário e também fazem refletir. Alguns deles são conhecidos no mundo inteiro em decorrência de seus poemas, prosas, contos, crônicas e histórias em geral. No entanto, grande parte das pessoas desconhece estas obras e seus autores. Conheça os principais escritos brasileiros e, até mesmo, escolha algumas de suas obras para ler.

Brasil e seus talentos

O Brasil é um verdadeiro celeiro de talentos. Nas mais diversas áreas, o país se destaca por possuir pessoas com dons e talentos incríveis.

Principais escritores brasileiros Conheça os Principais escritores brasileiros

Uma delas é no futebol, em que grandes jogadores levaram seus nomes para várias partes do mundo, colocando o Brasil como o país que tem uma das melhores seleções e os melhores atletas. Na literatura isso não é diferente. Diversos escritores são famosos e conhecidos no mundo o todo devido a suas obras, que se tornaram verdadeiros clássicos. Essas obras são estudadas nas universidades e também nas escolas, sendo, em muitos casos, exigidas como leitura obrigatória.

escritores brasileiros

Lista dos principais escritores brasileiros

Um dos principais escritores brasileiros é Aluísio de Azevedo. Ele são em São Luís do Maranhão e é um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Entre as suas principais obras estão “O Cortiço”, “Casa de Pensão”, “Filomena Borges”, “Condessa Vésper”, “A Coruja, O Homem”, “O livro de uma Sogra”, “O Esqueleto” e “A Mortalha de Alzira”. Cecília Meireles também faz parte da lista de principais escritores brasileiros. A carioca escrevia prosas e poemas, fazendo diversas obras para o público infantil. Destacam-se em suas obras: “Colar de Carolina”, “O menino Azul”, “O cavalinho branco”, “Sonhos de menina”, “O Espírito Vitorioso”, “Panorama Folclórico dos Açores especialmente da ilha de S. Miguel”, “Notícia da Poesia Brasileira”, “A Bíblia na Poesia Brasileira”, “Rui” e “Problemas de Literatura Infantil”.

Confira Principais escritores brasileiros

Grandes nomes da literatura brasileira

Seguindo a lista dos principais escritores brasileiros está José de Alencar. Nascido no Ceará, José de Alencar é o precursor do romantismo, escrevendo obras com características regionais, indianistas, histórias e psicológicas. Suas obras mais importantes são “A Viuvinha”, “As Minas de Prata”, “O Guarani”, “O Sertanejo”, “O Gaúcho”, “Iracema”, “Lucíola”, “A Guerra dos Mascates”, “Ubirajara”, entre outras. Oswald de Andrade também está na lista de principais escritores brasileiros, com muitos romances, ensaios e poemas. Os destaques de suas obras são: “Pau-Brasil”, “Os Condenados”, “Serafim Ponte Grande”, “Estrela de Absinto” e “Memórias Sentimentais de João Miramar”.

Nomes da poesia

Principais escritores brasileiros e suas obras

Para finalizar a lista dos principais escritores brasileiros, citamos Machado de Assis. Ele é um dos mais importantes nomes da literatura nacional, sendo que suas obras são do realismo e romantismo. Entre as principais estão: “Esaú e Jacó”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Dom Casmurro”, “Quincas Borba” e “O Alienista”. Outro grande nome da literatura brasileira é Monteiro Lobato, que é muito conhecido por suas obras infantis. Entre as principais obras do autor estão “Reinações de Narizinho”, “Pica-Pau Amarelo”, “A Menina do Nariz Arrebitado”, “O Pó de Pirlimpimpim”, “Noivado de Narizinho”, “Emília no País da Gramática”, “O Poço do Visconde”, “Fábulas do Marquês de Rabicó”, entre outras.

Pesquisar
Artigos Relacionados