Principais artistas do Romantismo

links patrocinados

Principais artistas do Romantismo

Os principais artistas do Romantismo serviram para cirar um novo modelo de arte que até então não era conhecido ou que não era arriscado por um novo movimento.

Os principais artistas do Romantismo serviram para cirar um movimento que é comum na história da arte. Sempre que chega um novo grupo de artista, dominado por novas ideias e que são considerados artistas de vanguarda, a intenção é quebrar conceitos e tabus que estavam sendo mantidos pelo modelo de arte preponderante.

A história da arte é assim e dos movimentos de vanguarda também. E esse modelo vale para qualquer estilo de arte. Portanto, os principais artistas do Romantismo serviram para cirar novos modelos, transformar a pintura, a escultura, estabelecer modificações na música e também para criar novas linhas na literatura.
Outro mito que deve ser banido é de que os principais artistas do Romantismo não têm mais conectividade com os dias atuais. Pensar assim é subjulgar a história e a capacidade dos intelectuais, que quase sempre constroem novos estilos através de estilos anteriores.

O correto é afirmar que estamos com modelos atuais por que os principais artistas do Romantismo tiveram muita importância, a ponto de influenciar o que somos hoje. Mas vamos conhecer os principais artistas do Romantismo para ver se você se lembra de algum deles e até gosta de alguns.

Principais artistas do Romantismo na literatura

Principais artistas do Romantismo Confira os Principais artistas do Romantismo

Os principais artistas do Romantismo na arte de escrever foram os seguintes nomes: José de Alencar, Honoré de Balzac, William Blake, Edward Young, James Thomson, Robert Burns, Herder, Goethe, Schiller, Novalis, Garret, Herculano, Zorilla, Vitor Hugo, Alfred de Musset e Álvares de Azevedo.
Alguns dos principais artistas do Romantismo são conhecidos dos brasileiros como Alencar e Azevedo. Outros, como Vitor Hugo e Balzac são escritores para a eternidade.

Conheça os Principais artistas do Romantismo

Principais artistas do Romantismo em outras artes

Os principais artistas do Romantismo na música são Beethoven, Chopin, Liszat, Tchaikovsky, Grieg, Brahms, Wagner e Verdi. Os principais artistas do Romantismo nas artes da pintura são Goya e também Carlo Argan.

Movimentos de arte no Brasil

Entre os principais artistas do Romantismo no Brasil, com destaque aos escritores, podemos destacar Machado de Assis, Gonçalves Dias, Visconde de Taunay, Castro Alves, Manuel Antonio de Almeida e Franklin Távora.

Artistas do Romantismo

Conheça as obras

Além de conhecer e de saber quais são os principais artistas do Romantismo, a melhor opção é conhecer um pouco das principais obras desse movimento. Ler os franceses Vitor Hugo e Balzac é algo fundamental, até mesmo para compreender a realidade dos dias de hoje.

Machado de Assis também possui uma visão crítica de caractetísticas sociais que ainda estão expressas na nossa vida. O poeta baiano Castro Alves, que morreu cedo e viveu o romantismo na boemia, deixou para a humanidade a obra ‘Espumas flutuantes’, com seus principais poemas.

Conheça as Principais artistas do Romantismo

Mais informações

Outros, como Goethe, também possuem obras ótimas para compreender a atual realidade e refletir sobre o movimento do romantismo. Essas obras estão dispostas nas principais livrarias do Brasil, e por serem consideradas clássicas, também são oferecidas em edições econômicas.

Pesquisar
Artigos Relacionados