Principais artistas do Renascimento

links patrocinados

Principais artistas do Renascimento

O Renascimento é a época que compreende o fim do século XIV até meados do século XVI. Com um alto valor artístico, o movimento foi muito forte na Itália, mas esteve presente em alguns outros países. Foi a partir da Renascença que as importâncias do mundo passam a ser direcionadas aos entendimentos do antropocentrismo, onde o homem é o centro de todas as coisas.

Os principais artistas do Renascimento possuem nomes de forte expressão e obras com valores inestimáveis para o mercado e para a história. Também são dessa época algumas das obras mais conhecidas e reproduzidas do mundo.

Principais artistas do Renascimento e a popularidade de Da Vinci

Principais artistas do Renascimento Artistas do Renascimento

Um dos principais artistas do Renascimento e também um dos mais conhecidos é Leonardo Da Vinci. Ele é o autor da obra mais difundida do planeta, a Mona Lisa, quadro pintado em 1503. A mulher de expressão tímida que Leonardo representou também possui um dos olhares e sorrisos mais enigmáticos de se desvendar. Mas não é só de Mona Lisa que se faz Da Vinci.

Como um dos principais artistas do Renascimento, ele também é muito conhecido por sua pintura A Última Ceia e por seu desenho do Homem Vitruviano. Além de trabalhar com a arte, o pintor italiano também era cientista, matemático, arquiteto, inventor, engenheiro e botânico.

Confira os Principais artistas do Renascimento

A influência do pintor e escultor Michelangelo

Conhecido como um dos principais artistas do Renascimento, Michelangelo Ludovico também o autor de uma das obras mais famosas do mundo, comparada com a popularidade de A Última Ceia, de Da Vinci. O desenho A Criação de Adão está localizado no teto da Capela Sistina e o interior do local está forrada com mais desenhos de Michelangelo.

O artista também deixou um enorme legado de outras criações, como as esculturas Davi de Michelangelo e Moisés de Michelangelo, terminadas em 1504 e 1516, respectivamente. Seus trabalhos representando o corpo humano eram extremamente calculados e perfeitos e é por isso que seu nome se consagra entre os principais artistas do Renascimento.

Conheça os Principais artistas do Renascimento

Principais artistas do Renascimento e os quadros de Bottielli

Outro artista de renome internacional da época e que também está inserido na categoria dos principais artistas do Renascimento é o pintor italiano Sandro Botticelli. Ele nasceu no ano de 1445 e faleceu em 1510. Seus assuntos preferidos para retratação era a religião e a mitologia, mas Botticelli também pintava retratos dos membros da nobreza.

Entre as suas principais obras está O Nascimento de Vênus, feita a mais de 500 anos. A pintura simboliza o mito da criação da deusa Vênus, que veio do mar em sua forma adulta. A Primavera também é outra obra que o faz estar na lista dos principais artistas do Renascimento.

O que é Renascimento

As arquiteturas que se destacaram

Fillipo Brunelleschi é um dos principais artistas do Renascimento que também e destacou na Itália por suas obras arquitetônicas. Entre os seus projetos artísticos está a projeção da cúpula da Catedral Santa Maria Del Fiore, diocese católica da cidade de Florença.

Outro arquiteto importante foi Donato Bramante. Foi ele quem desenhou a Catedral de São Pedro no Vaticano. Essa basílica foi construída entre 1506 e 1626 e atualmente é considerada a maior Igreja para os cristãos e um dos locais mais visitados no Vaticano.

Pesquisar
Artigos Relacionados