Principais artistas do Impressionismo

links patrocinados

Principais artistas do Impressionismo

A arte Impressionista é um movimento que nasceu na França durante o século XIX. A ruptura com as artes anteriores, fez com que a arte impressionista possuísse características únicas, onde as obras são bem coloridas e os pintores utilizam muitos contrastes.

Os quadros dos principais artistas do Impressionismo possuem uma representação exclusiva, como a luz e o movimento das pinceladas. O Impressionismo nasceu a partir de um grupo de estudantes que queriam romper com o Realismo.

Os principais artistas do Impressionismo – O Precursor do Movimento

Principais artistas do Impressionismo Artistas do Impressionismo

Representando esse movimento artístico, Claude Monet é um dos principais artistas do Impressionismo. O pintor e escultor francês é tão importante, que foi um de seus quadros que inspirou o nome do movimento. A obra Impressão: Nascer do Sol é feita com óleo sobre tela e foi criado em 1872.

Outra criação que fez de Monet um dos principais artistas do Impressionismo foi sua série de pinturas feitas na Catedral de Notre-Dame de Rouen, uma das igrejas mais famosas do território francês, em 1894. Além da sua influência impressionista, Claude Monet é considerado um dos pintores mais importantes da história da arte.

Conheça os Principais artistas do Impressionismo

O pintor e escultor Edgar Hilaire Germain de Gas

Outro pintor e escultor que está inserido na categoria dos principais artistas do Impressionismo é Edgar Degas. Ele nasceu e morreu na cidade de Paris, capital da França. Retrato da família Bellelli é a sua obra mais famosa e mostra a representação de duas meninas, uma mulher e um homem em seu cotidiano.

A primeira bailarina também é uma das obras que fez Degas ser um dos principais artistas do Impressionismo. Do ano de 1878, a pintura está hoje exposta no Museu d’Orsay. Sua escultura mais famosa é A pequena bailarina de catorze anos, criada em 1881.

Impressionismo

Renoir: um dos principais artistas do Impressionismo

Outro representante do movimento e também um dos principais artistas do Impressionismo é o artista plástico Pierre August Renoir. Estudou na mesma Academia de Artes que outros artistas da época e conheceu o pintor Claude Monet. Entre suas obras mais famosas estão Mulher com Sombrinha e O Baile de Moulin Galette.

Suas principais obras são datadas entre os anos de 1867 e 1910. Suas pinturas são ricas em detalhes e o artista viajou pelo mundo para se inspirar. Ao Piano também é um quadro que ajudou a o consagrar como um dos principais artistas do Impressionismo.

Confira os Principais artistas do Impressionismo

Manet e Visconti

Édouard Manet é um artista francês que contribuiu muito para o movimento Impressionista local. Apesar de muitas de suas obras possuírem referências fortes com o Realismo, o pintor é considerado pelos teóricos um dos principais artistas do Impressionismo.

No Brasil, um dos maiores representantes do movimento foi o pintor e desenhista Eliseu Visconti. Ele nasceu na Itália, mas passou a morar no Rio de Janeiro. Entre suas principais obras estão os quadros Moça no Trigal, Volta às Trincheiras e O Batismo da Boneca. Visconti também pintou painéis em teatros do Rio de Janeiro é um dos principais artistas do Impressionismo no país.

Pesquisar
Artigos Relacionados